Publicidade
A XP Educação, braço educacional da XP Inc. (XPBR31), anunciou o lançamento da faculdade XP, com cinco cursos de graduação online e gratuitos focados em tecnologia.
Com início das aulas previsto para agosto de 2022, estarão disponíveis os cursos de Sistemas de Informação, Ciência de Dados, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Defesa Cibernética.
A seleção dos 400 alunos que farão parte da primeira turma começa nesta segunda-feira (27), pelo site da XP Educação. “Quebramos muito a cabeça para encontrar a melhor forma de fazer essa seleção porque entendemos que o modelo clássico, de vestibular, não era o ideal”, afirma Paulo de Tarso, CEO da XP Educação.
Com uma metodologia própria, e baseada nos processos de seleção de profissionais da própria XP, o sistema para definir os graduandos da faculdade XP será dividido em algumas etapas.
Na primeira delas, os candidatos devem explicar situações desafiadoras que viveram e como as superaram. Os selecionados passam para um segundo momento, que testará suas capacidades de aprendizado com desafios em tecnologia ao longo de duas semanas. “Não é preciso ter conhecimento prévio: os alunos receberão todo o material e instrução necessários”, diz Tarso.
Depois da segunda fase, os candidatos passam, então, por uma ferramenta de teste de perfis, calibrada para encontrar profissionais com maior destaque em tecnologia e, só então, é aplicada uma prova de conhecimentos gerais ou são usadas as notas do Enem. No final desta etapa, serão selecionados os 400 alunos da graduação.
Continua depois da publicidade
As vagas serão divididas em dois grupos iguais: um para ampla concorrência e outro para ações afirmativas. O processo de seleção nas duas vias será exatamente o mesmo.
Modelo de ensino
Com investimentos de mais de R$ 100 milhões, o objetivo da XP Educação é oferecer um modelo de ensino capaz de entregar ao mercado os talentos necessários para suprir a falta de mão de obra. “Nosso sonho grande é ser a referência em educação de alta qualidade no universo de tecnologia, inovação e negócios, criando um verdadeiro ecossistema educacional”, afirma.
Segundo o executivo, a criação da faculdade teve como referência o conceito de “employer university” (universidade conectada a empresa, numa tradução livre), uma metodologia que tem tido muito sucesso em países como EUA, Alemanha e Áustria.
Continua depois da publicidade
“Na prática, estamos trazendo para o mercado financeiro e de tecnologia do Brasil uma tendência das principais empresas do mundo digital, como Google e Amazon, que encontravam muita dificuldade na busca de talentos já prontos para as necessidades do dia a dia de trabalho, e começaram a desenvolver suas próprias escolas de graduação”, explica Paulo de Tarso.
“Hoje, um dos maiores problemas corporativos é a falta de profissionais recém-formados realmente capacitados para a realidade de trabalho. Queremos revolucionar a lógica do ensino superior, criando soluções educacionais que possibilitem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que promovam o desenvolvimento dos alunos, entregando para o mercado pessoas muito mais preparadas para fazerem a diferença no ecossistema dos negócios”, completa.
Leia também:
Continua depois da publicidade
MBAs e cursos livres
Além da graduação, a XP Educação anuncia outras novidades no universo de pós e cursos livres. A grade de MBAs foi ampliada e passa a oferecer mais de 20 cursos chancelados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo dois novos cursos: Ciência de dados para profissionais de Finanças e Customer Experience (CX) / Customer Sucess (CS).
Diferente da graduação, os MBAs serão pagos. “Aqui, o objetivo é oferecer para quem já é formado a possibilidade de uma especialização de altíssimo nível de qualidade, com aulas ministradas por alguns dos maiores e mais bem sucedidos empreendedores e empresários do país”, conta Paulo de Tarso. A meta da XP Educação, com os novos MBAs, é saltar dos atuais 3 mil alunos para cerca de 10 mil até o fim do ano.
No campo dos cursos livres, a XP Educação lança uma plataforma com Bootcamps, uma modalidade educacional digital e síncrona, com aulas ao vivo e participação em turmas para formar habilidades técnicas para o mercado, além de 35 cursos livres na área de finanças.
Continua depois da publicidade
A plataforma fica disponível por meio de assinatura, em que o estudante paga uma mensalidade de R$ 65 e tem acesso a todos os cursos disponíveis.
Como assinante, o aluno pode se matricular em diferentes cursos simultaneamente e acessar os conteúdos diariamente, mas Tarso sugere que os estudantes não se inscrevam em mais de três simultaneamente. “Os cursos exigem uma certa dedicação”, explica.
Além disso, os assinantes têm acesso ao Radar de Oportunidades, uma área com vagas em tecnologia disponibilizadas por grandes empresas do setor. A expectativa da escola é ter mais de 10 mil assinantes da plataforma até o fim do ano.