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Após o arrefecimento da pandemia de Covid-19, que abriu caminho para o retorno massivo de passageiros aos aeroportos, o Banco XP passa a disponibilizar aos seus clientes, a partir desta segunda-feira (17), os principais serviços de uma “agência de turismo” a poucos cliques — com toda a operação realizada a partir do aplicativo do banco.
O momento é propício: globalmente, segundo a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo), o tráfego de passageiros atingiu 96,1% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2019, ano pré-pandemia. No Brasil, levantamento da FecomercioSP mostra que o faturamento do turismo atingiu R$ 18 bilhões, também em maio, sendo puxado pelo bom desempenho das companhias aéreas.
Com o apetite do mercado em alta, o consumidor precisa ficar atento às opções de viagem que se encaixam no bolso, para não comprometer o orçamento. Na plataforma de viagens da XP, simulações diárias de preços estarão disponíveis aos clientes, que terão acesso a ofertas exclusivas.
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A nova plataforma de benefícios vai permitir:
- comprar passagens aéreas;
- adquirir pacotes de viagens;
- fazer reservas de hotéis;
- alugar veículos;
- e adquirir ingressos para passeios e entradas em parques de diversões.
No mês do lançamento, que também abarca o período das férias escolares, os serviços de viagem poderão gerar um “cashback” ou “investback” de até 25% para quem fizer reserva de hospedagem em hotel no Brasil por meio do aplicativo até 31 de julho.
Outro item que será turbinado neste mês são os bilhetes para voos nacionais, com cashback de até 20%. Voos internacionais (17%) e aluguel de veículos (18%) também estarão atrativos.
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A partir de agosto, o investback para a plataforma de viagem vai ser menor e variar entre 3% e 12%, segundo a instituição financeira. Desde que passou a ofertar investback nas compras com o cartão, a XP já retornou aos seus clientes pouco mais de R$ 130 milhões.
A iniciativa segue uma tendência dos grandes grupos financeiros, que estão criando sistemas próprios de agências de turismo ou fornecendo esse tipo de benefício por meio de “white label” (etiqueta branca, na sigla em inglês), modelo de negócio em que um produto ou serviço desenvolvido por uma determinada empresa pode ser revendido por outra.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o Citi possui um portal de viagens, operado em parceria com a Booking.com, em que as reservas são pagas com pontos de fidelidade do cartão do banco.
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É o caso do Banco XP, cuja plataforma de viagens passa a ser fornecida aos seus clientes por meio de parceria firmada com a BeFly Conecta, empresa que integra a BeFly (ecossistema de negócios focados em turismo), com 8 bilhões de passagens vendidas por ano e mais de 9 mil empresas clientes de soluções de viagens corporativas.
Ciro Moreira, head de cartões XP, diz que o novo serviço busca tornar mais completo o combo de benefícios relacionados à viagem ao investidor. “Desde que começamos a operação de cartões, as vantagens e benefícios em viagens foram valorizados pelo investidor. Foi assim quando solicitaram acesso a salas VIP em aeroportos, que a gente ainda não oferecia, e pudemos, em parceria com a Visa, atender”.
O detentor do cartão XP tem acesso a mais de mil salas VIP em 450 aeroportos distribuídos por 140 países, enumera o executivo. “A plataforma de viagens é também uma forma de garantirmos que o nosso cliente tenha mais recorrência no uso do aplicativo e consiga ter acesso a produtos exclusivos.”
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Os benefícios do cartão XP já incluem seguros de emergência médica internacional e para locação de veículo, e concierge por chat ou telefone para dicas de presentes, restaurantes e roteiros de viagens.
Luciano Guimarães, vice-presidente de negócios da BeFly, enfatiza que o projeto de viagens da XP vai reunir, em um único lugar, “muitas funcionalidades, desde compra de passagens até ingressos para shows e outras experiências”.
Como acessar o benefício?
A nova funcionalidade será liberada, segundo a XP, de forma progressiva aos clientes ao longo deste mês de julho. E estará disponível dentro do aplicativo, na Central de Benefícios do Cartão XP Visa Infinite.
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Como o investback será calculado?
O percentual do benefício, segundo a XP, será calculado em relação ao valor de cada uma das compras feitas através da plataforma de viagens e desconsidera outras taxas, como a de embarque, e ficará disponível em até três dias após a data da compra.
O que é Investback?
É uma operação em que, após a realização de uma compra, uma quantidade do valor desembolsado é devolvido ao cliente, mas na forma de investimentos, como em um fundo.
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