Voa Brasil: 20 mil aposentados compraram passagens aéreas com preço reduzido

Número seria suficiente para preencher todos os assentos de 150 aeronaves da Embraer, mas ainda está bem longe dos 3 milhões de passageiros esperados pelo governo

Equipe InfoMoney

Foto: Ministério de Portos e Aeroportos
Foto: Ministério de Portos e Aeroportos

Publicidade

Quatro meses após o início do programa, o Voa Brasil contabiliza 20 mil reservas efetuadas por aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número seria suficiente para preencher todos os assentos de mais de 150 aeronaves da Embraer, com pousos e decolagens em 77 cidades de todos os estados brasileiros. O Programa Voa Brasil conta com passagens aéreas de até R$ 200 por trecho.

“São números que mostram que nosso objetivo está sendo atingido, que é incluir mais brasileiros no transporte aéreo. Estes aposentados não voavam há pelo menos um ano e estão preenchendo assentos que estariam vazios”, diz o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

A quantidade, no entanto, é bem menor do que o número de reservas esperadas para o primeiro ano do programa, que previa 3 milhões de passagens vendidas e um universo de 23 milhões de pessoas elegíveis.

Continua depois da publicidade

Destinos mais procurados

Os 10 destinos mais procurados nos primeiros quatro meses foram:

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Fortaleza
  4. Recife
  5. Brasília
  6. Salvador
  7. João Pessoa
  8. Natal
  9. Maceió
  10. Belo Horizonte

Juntas, essas cidades receberam 78% de todo o volume de reservas do Voa Brasil no período. Sudeste (com 44%) e Nordeste (40%) foram as regiões mais procuradas, seguidas por Centro-Oeste (8%), Sul (5%) e Norte (3%).

Cada aposentado do INSS pode adquirir até dois trechos por ano no site. O programa foi lançado no fim de julho deste ano somente para aposentados e terá uma segunda etapa, destinada a estudantes de baixa renda, no primeiro semestre de 2025.