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SÃO PAULO – Você sabe organizar um planejamento financeiro ou estipular metas para atingir algum objetivo? Muitos consumidores sentem dificuldade em resistir às promoções e acabam arruinando o orçamento. Em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor (15 de março), o “Finanças Práticas”, programa de educação financeira da Visa, preparou 11 dicas de como consumir com responsabilidade. Confira:
1- Eu preciso disso?
Antes de sair comprando por aí, questione-se se você realmente precisa do produto. Reflita sobre suas reais necessidades ou se esse é o melhor momento para realizar uma compra. Procure também não ficar olhando promoções, só entre nos estabelecimentos que lhe interessam – dessa forma, você evita compras por impulso.
Na internet, a tentação também é grande, pois tudo está a um clique, por isso, evite comprar com pressa e crie o hábito de pensar e avaliar antes de comprar algo.
2- Reutilize
Não compre um produto que você já tem em casa e que possa ser reaproveitado, além disso, use os produtos até o final. Se você viu um shampoo novo em uma propaganda e quer experimentar, espere o outro produto que está aberto terminar e aí sim você pode comprar um novo.
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3- Faça listas
A impulsividade é inimiga do consumidor, pois você acaba gastando mais do que o necessário. Para não correr esse risco, planeje a sua compra – se vai fazer compras no supermercado, liste quais produtos você precisa e a quantidade de cada um, assim você compra menos e melhor.
4- Pesquise preços
Quando você pesquisa o preço de um produto, acaba encontrando o que deseja por um preço menor, e acaba economizando. Para isso, vale fazer uma cotação na internet e visitar virtualmente algumas lojas para conhecer melhor o produto antes de chegar à decisão final.
5- Compare
Se está em dúvida entre alguns produtos, compare-os. Leia os rótulos com atenção, observe as características e finalidades de cada um e dê preferência para os que possuem selo de certificação. Dessa forma você vê qual é o produto que melhor se encaixa às suas necessidades.
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6- Diga não à pirataria
Compre sempre de comércio legalizado e evite produtos falsos ou contrabandeados, pois você não tem garantia caso o produto não funcione ou quebre, além de não conseguir reclamar com os órgãos de defesa do consumidor, caso algo aconteça.
7- Saiba parcelar
Aprenda a negociar e faça uso de seus direitos. Se a intenção é realmente comprar algo, certifique-se de ter demandado, e conseguido, as melhores condições para isso. Em caso de parcelamento, fique atento às reais condições de pagamento para evitar transtornos com juros e multas.
8- Use o crédito a seu favor
Quando você precisar ou decidir usar uma linha de crédito, verifique qual corresponde às suas necessidades, avalie os prós e contras e utilize-a com responsabilidade para não correr o risco de ficar com o nome sujo.
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9- Exija a nota fiscal
Com dinheiro, cheque, cartão de débito ou crédito – independentemente da forma como você paga suas contas, peça sempre a nota fiscal. Ela garante seus direitos de consumidor em relação às mercadorias (ao contrário dos produtos piratas discutidos na dica nº6)
10- Conheça seu direito
O Código de Defesa do Consumidor existe para guiar as relações de consumo, tanto direitos quanto deveres. Por isso, procure saber quais são eles antes de qualquer reivindicação. Um exemplo, é a política de troca das mercadorias, ao contrário do que se pensa, o estabelecimento não é obrigado a trocar uma peça de roupa que não serviu no consumidor ou que ele não gostou.
11- Fale com a família
Discuta sobre orçamento, consumo responsável e planejamento com a família. É importante que as crianças aprendam, desde cedo, as lições de consumo na prática, pois quando crescerem irão saber controlar suas próprias finanças. Se possível, sensibilize outros consumidores sobre a importância do assunto.
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