Tem passagem pela Voepass, que foi suspensa pela Anac? Veja o que fazer

Especialistas listam quais medidas os consumidores devem seguir para conseguir ressarcir prejuízos

Anna França

(Foto: Reprodução do Instagram da Voepass/@voepassoficial)
(Foto: Reprodução do Instagram da Voepass/@voepassoficial)

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Na madrugada desta terça-feira (11), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, em caráter cautelar, todas as operações da companhia aérea Voepass.

A empresa, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela MAP Linhas Aéreas, vinha operando com uma frota de seis aeronaves em voos para 17 destinos e muitos passageiros podem ser prejudicados nesse processo, por isso, o InfoMoney foi ouvir especialistas para saber quais os direitos de quem comprou passagens com a companhia.

A decisão foi tomada após a constatação de “violação das condicionantes” que garantiriam a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos.

Desde o acidente ocorrido em Vinhedo (SP), em agosto de 2024, que vitimou 62 pessoas, a Voepass estava sob fiscalização da Anac.

Direitos dos usuários

De acordo com especialistas, a legislação brasileira tem garantias para proteger os passageiros que compraram passagens da Voepass. Porém, o único empecilho pode ser a paralisação das atividades da empresa. A advogada Ana Luíza Kadi, sócia do Fábio Kadi Advogados, explica que a companhia precisa oferecer alternativas, como realocação em voos de outras aéreas. Se isso não for feito, os consumidores têm direito à restituição do valor pago, conforme a Resolução 400 da Anac.

“Se não houver acordo, os consumidores podem pedir indenização também por dano moral devido à frustração da expectativa da viagem. Essa previsão está expressa no Artigo 14, do Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, disse.

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Opções para os passageiros

O advogado Leo Rosenbaum, especialista em direito do consumidor e direito do passageiro aéreo, define que há duas opções principais para os clientes da Voepass:

No entanto, o especialista alerta que a Voepass enfrenta dificuldades operacionais desde o acidente em Vinhedo, o que pode dificultar o reembolso e a reacomodação. “Em caso de resistência por parte da empresa, os passageiros podem recorrer à Anac, ao Procon ou acionar a Justiça, embora o recebimento possa ser demorado se a companhia entrar em crise financeira”, afirma.

Recomendações

  1. Contatar a Voepass ou a agência de viagens: Solicitar reembolso ou reacomodação imediatamente e guardar provas do pedido.

2. Documentar prejuízos: Se houver gastos extras, como hospedagem e transporte, guardar todos os recibos para eventual reembolso.

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3. Acompanhar a situação: Verificar constantemente se a empresa anuncia soluções para os clientes afetados.

4. Buscar assistência legal: Se a Voepass não atender às demandas, é possível recorrer a órgãos reguladores ou ao Judiciário.

A Anac ainda não informou um prazo para a retomada das operações da Voepass, que deverá comprovar a regularização de suas não conformidades para voltar a operar no Brasil.

Anna França

Jornalista especializada em economia e finanças. Foi editora de Negócios e Legislação no DCI, subeditora de indústria na Gazeta Mercantil e repórter de finanças e agronegócios na revista Dinheiro