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SÃO PAULO – De acordo com dados do Sebrae, 80% dos negócios no país fecham em um período de cinco anos. Em outras palavras, oito em dez empresas não ficam em atividade por um tempo maior que este.
A mesma preocupação em relação à elevada taxa de mortalidade das empresas não é mesma entre as franquias. O motivo é um só: neste caso, a taxa cai significativamente para 15%, levando em consideração a vantagem deste tipo de negócio, que já conta com uma certa consolidação no mercado.
Preparo e força de vontade devem existir sempre
Mas não é porque um empresário investiu seu dinheiro em algo considerado mais seguro (e realmente é!), que deve exagerar na dose de despreocupação. Conforme lembra o consultor do Sebrae em Goiás, Paulo Soares, “uma franquia é um negócio como outro qualquer, que exige dedicação e perspicácia”.
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Além de vantagens como o acesso facilitado ao mercado, já que a franquia conta com uma marca conhecida, e menor gasto com marketing, devido ao menor trabalho de divulgação, a relacao harmoniosa entre franqueador e franqueado é de extrema importância para o sucesso do negócio.
“Os dois devem trabalhar em harmonia. A administração da empresa exige, além de um rigoroso controle financeiro diário do franqueado, muita atenção com prazos, satisfação dos clientes, motivação da equipe, imagem da empresa e da marca, e demais procedimentos específicos de cada segmento de negócio. Não existe nenhuma fórmula mágica para o sucesso de uma franquia, e isso exige comportamento, atitude, desenvolvimento de habilidade e uso correto dos sistemas, especialmente planilhas financeiras, um importante ferramenta de trabalho”, explica.
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