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Susep anuncia lançamento de novo edital do sandbox: o que muda na sua vida?

Ambiente regulatório experimental propõe incentivar projetos inovadores em produtos e serviços ofertados pelo mercado de seguros

Jamille Niero

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A Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão regulador do mercado de seguros, deve lançar na próxima semana um novo edital do sandbox regulatório, anunciou a diretora Julia Lins durante o Insurtech 2024, evento realizado em SP nesta quarta-feira (3).

O sandbox é um ambiente regulatório experimental que incentiva a implantação de projetos inovadores em produtos e serviços ofertados no mercado de seguros. As sociedades participantes do sandbox podem testar — sob a supervisão da Susep — novos produtos, serviços ou novas formas de prestar serviços tradicionais. 

Segundo Julia, haverá algumas novidades em relação às outras duas edições do programa, lançadas em 2020 e 2021. A principal é que agora o edital será de fluxo contínuo, ou seja, sem prazo para encerrar como os anteriores. “O processo de inovação é contínuo também. Queremos que as empresas olhem para o edital, amadureçam ideias e venham submeter um projeto de fato inovador. [O sandbox] é um projeto de Estado e estratégico que entendemos ser perene”, comenta a diretora.

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Outra novidade são as duas novas temáticas que “centralizam a estratégia do programa”: inovação tecnológica e sustentabilidade.

“Entendemos que seguros é parte integrante do sistema nacional de inovação e tem papel que pode ser protagonista nos mesmos moldes que é o setor bancário em termos de inovação”, comenta a diretora. Já em relação à sustentabilidade, ela diz que é um tema “imperativo da ordem global e nacional”, e é preciso “forçar” as empresas a pensarem nisso. “Não vai ser obrigatório que o projeto tenha um dos quesitos, mas serão prioritários”, continua Julia. Ou seja, em uma fila de empresas inscritas, serão colocadas “no topo da fila” para serem analisadas pela Susep os projetos que tiverem esses critérios aplicados.  

Para a diretora, o sandbox traz uma perspectiva muito ampliada em termos de acesso ao seguro ao consumidor. A expectativa é que um edital contínuo, por exemplo, incentivará mais empresas a se interessarem pelo mercado e, consequentemente, haverá mais projetos sendo avaliados ao longo do tempo pela Susep. Com isso, haverá também mais opções de produtos e serviços disponíveis ao consumidor.

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Outra perspectiva é a de elaborar um estudo e/ou relatório com os dados de mercado com relação ao sandbox — o que está sendo preparado e deve sair no ano que vem. “Como a gente tem exigências regulatórias mais flexíveis para esse tipo de seguradora, a obtenção de alguns tipos de dados é feita batendo de porta em porta. Estamos preparando, deve sair, talvez no ano que vem, um relatório bastante substanciado sobre vários dados que a gente conseguir consolidar sobre o efeito concreto do sandbox no mercado”, contou a diretora ao ser questionada pelo InfoMoney se é possível mensurar quantos novos consumidores essas empresas atraíram ao mercado.

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Jamille Niero

Jornalista especializada no mercado de seguros, previdência complementar, capitalização e saúde suplementar, com passagem por mídia segmentada e comunicação corporativa