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Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que solicitaram o benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, já podem se dirigir ao Balcão Cidadão de uma das 2.681 agências dos Correios em todo o país para enviar a documentação necessária ao sistema Atestmed.
A facilidade entrou em vigor na última segunda-feira (14), quando a parceria entre o Ministério da Previdência, o INSS e os Correios foi ampliada, permitindo a recepção de atestados com afastamento de até 180 dias em unidades postais.
O sistema Atestmed possibilita a análise exclusivamente documental do atestado do requerente. A solução consiste em uma tentativa de concessão mais rápida e menos burocrática do benefício por incapacidade, sem a necessidade de perícia presencial.
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Além das agências dos Correios, o envio de documentos ao Atestmed pode ser feito por meio do aplicativo ou portal Meu INSS, utilizando a conta gov.br do usuário.
Como funciona
Os segurados podem fazer o requerimento do Atestmed diretamente nas agências dos Correios, onde o funcionário digitalizará a documentação e a inserirá diretamente no sistema do INSS.
Há também a possibilidade de ligar para a Central 135 e iniciar o requerimento, deixando para finalizar a solicitação nos Correios. Neste caso, será dado um prazo de cinco dias para que a documentação exigida seja apresentada em uma unidade postal.
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Outro serviço que poderá ser realizado no Balcão Cidadão é o cumprimento de exigências para todos os requerimentos do INSS. Isso significa que, em caso de pendências documentais identificadas durante a análise do pedido de auxílio-doença, o segurado poderá apresentar os documentos ou informações faltantes nas agências dos Correios.
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