Sites e apps de banco apresentam instabilidade em dia de cadastro de chaves do Pix

Usuários relatam que não conseguem acessar apps e sites dos cinco maiores bancos do país - BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander - e de fintechs

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Aplicativos e sites de bancos e fintechs apresentam instabilidade nesta segunda-feira (5), em meio ao início do cadastro de chaves no Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC). Usuários dos cinco maiores bancos do país – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander – relataram problemas para acessar os canais das respectivas instituições e para realizar pagamentos de contas.

O BC informou que até as 12h30, mais de um milhão de chaves já tinham sido cadastradas no Pix.

Questionado se as falhas nos bancos estão relacionadas à abertura de cadastro do Pix, o BC disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que o problema já foi normalizado e que não há limite de data para cadastro no novo sistema, mas evitou confirmar diretamente a relação entre o Pix e as falhas nos bancos.

“A última informação que tivemos é que está normalizado agora. Lembro que não há data limite para realização do cadastramento das chaves. O processo começou hoje e segue por tempo indeterminado”, diz o BC.

As principais reclamações de clientes estão relacionadas a instabilidades nos canais dos bancos, problemas de acesso e lentidão.

Ainda que o BC tenha dito que o problema está normalizado, os problemas persistiam no início da tarde.

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Segundo informações do DownDetector, site que compila reclamações de usuários sobre serviços online, houve um pico nas queixas relacionadas aos cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander) entre o fim da manhã e o início da tarde.

(Reprodução/DownDetector)
(Reprodução/DonwDetector)
(Reprodução/DownDetector)

(Reprodução/DownDetector)

Ainda de acordo com as informações do DownDetector, a instabilidade também foi registrada em algumas fintechs, como Nubank, Banco Inter e C6.

(Reprodução/DownDetector)

(Reprodução/DownDetector)

No Twitter, diversos usuários também estão reclamando de instabilidade nos aplicativos e nos sites dos bancos. O Itaú chegou a ficar entre os assuntos mais comentados da rede social por conta da instabilidade.

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Respostas

Procurado, o Itaú esclareceu que a instabilidade foi resolvida, lamentando o ocorrido e pedindo desculpas pelo problema aos seus clientes.

“O Itaú Unibanco esclarece que o acesso ao app para clientes pessoa física já está sendo reestabelecido. O banco pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente e segue atuando para eliminar qualquer instabilidade que ainda possa ocorrer. Vale lembrar que o acesso ao Itaú via internet banking, agências, caixas eletrônicos e centrais de atendimento está funcionando normalmente”, informou o banco em nota.

Já o Nubank confirmou que alguns clientes sofreram com oscilações e problemas de lentidão, mas também informou que seus serviços já foram normalizados.

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“Hoje de manhã, alguns clientes encontraram oscilações no carregamento das informações no aplicativo do Nubank, mas as operações já foram normalizadas. Hoje é o primeiro teste real das mudanças realizadas nos apps para acomodar o Pix. Além disso, fora os clientes que têm realizado o cadastro de suas chaves, hoje também é o primeiro dia útil do mês de outubro – o que sempre eleva a quantidade de pessoas acessando o aplicativo pela manhã. No nosso caso a oscilação já foi resolvida e os clientes não devem encontrar mais dificuldades”, informou o Nubank em nota.

O Bradesco, por sua vez, confirmou os problemas enfrentados por usuários e disse que a equipe do banco já está trabalhando para normalizar a situação.

“O Bradesco esclarece que registrou momentos de instabilidade no app. Equipes do banco já estão trabalhando para normalização total dos serviços, o que deve ocorrer em breve. É importante esclarecer que os demais canais permanecem ativos”, disse o banco em nota.

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Em nota, o Banco Inter afirmou que, apesar de registrar um aumento considerável no seu volume de acessos, “seu sistema não sofreu indisponibilidade no período.”

Já o Banco do Brasil informou que “não identificou instabilidade no seu app nesta segunda-feira (5)”.

(em atualização)