Site da Receita Federal enfrenta instabilidade no 1º dia de declaração do IR 2022

Receita confirmou o problema e a recomendação é aguardar para baixar o programa mais tarde

Equipe InfoMoney

Publicidade

O site da Receita Federal apresenta instabilidades para baixar o programa da declaração de Imposto de Renda 2022. O site está funcionando normal, mas ao clicar em “baixar programa” aparece uma mensagem de indisponibilidade.

O InfoMoney entrou em contato com a Receita Federal, que confirmou os problemas.

“Em razão do alto número de acessos nos primeiros momentos desta manhã, o download do programa está apresentando instabilidade. Essa situação já está sendo tratada e recomenda-se que aguardem e tentem novamente mais tarde”, disse a Receita em nota.

Nesta segunda-feira (7) tem início o período de declaração do IR 2022 e vai até 29 de abril.

Veja como aparecia no site às 09h40.

(Reprodução/ Receita Federal)

O site Downdetector que monitora instabilidades mostra um pico de problemas por volta das 09h. Segundo o site, 90% das reclamações são sobre o acesso ao site e 10% no app.

Continua depois da publicidade

(reprodução/ down detector)

Além disso, usuários no Twitter também compartilharam algumas dificuldades.

“O programa do Imposto de Renda não baixa nem a pau, site congestionado”, diz um usuário. “Não consigo transmitir meu Imposto de Renda”, comentou outro internauta. “O site não aguente os acessos de quem quer declarar o IR logo e se livrar disso”, afirmou uma terceira usuária.

Vale lembrar que  o prazo deste ano é menor devido à atrasos relacionados à tecnologia. Os motivos  foram explicados durante a coletiva de imprensa sobre o IR 2022.

Continua depois da publicidade

Historicamente, a declaração começa mais cedo em 1° de março, mas, desta vez, foi postergada por causa de duas situações: as atualizações tecnológicas na declaração pré-preenchida (veja abaixo), geraram um trabalho extra para o órgão; também houve movimento reivindicatório de analistas tributários e auditores fiscais que afetou o planejamento do IR 22.

LEIA MAIS