Setor de franquia cresce 16,2% e fatura R$ 103 bilhões em 2012

Segundo a ABF, o crescimento das redes e de unidades também acompanharam os índices positivos do setor em 2012

Luiza Belloni Veronesi

Ao completar 12 anos, o veículo entrega rentabilidade acumulada, até o fechamento do mês de março deste ano, de 138% do CDI
Ao completar 12 anos, o veículo entrega rentabilidade acumulada, até o fechamento do mês de março deste ano, de 138% do CDI

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SÃO PAULO – Em 2012, o setor de franchising brasileiro cresceu 16,2% em relação ao ano anterior e faturou mais de R$ 103 bilhões, de acordo com o balanço anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgado nesta terça-feira (5).

O crescimento das redes e de unidades também acompanharam os índices positivos do setor em 2012. Em número de redes, o setor teve alta de 19,4%, pulando de 2.031 marcas para 2.426. Com os números obtidos, o Brasil está em 3º em ranking mundial entre países com o maior número de marcas, atrás apenas dos Estados Unidos, com 3 mil marcas, e a China, com 4 mil marcas.

Em relação ao número de unidades ou pontos, o segmento expandiu de 93 mil em 2011 para 104 mil em 2012. Neste panorama, o País se coloca na 6ª posição entre os desempenhos dos demais países que abriram novas unidades no ano.

Para o presidente da ABF, Cristiano Franco, os números mostram uma “maturidade” conquistada pelo setor. “Crescer acima de 15% todos os anos, um sobre o outro, há quase uma década, revela a solidez adquirida pelo segmento. Se fôssemos igual a um País, nosso crescimento seria mais que o dobro da China”.

Para este ano, a expectativa da entidade para o setor também é de crescimento, que deve chegar a 16% em faturamento, 9% em novas redes e 11% em novas unidades, na comparação com 2012.

Setores que mais cresceram
Seguindo o bom desempenho em 2011, o setor de Hotelaria e Turismo foi o que mais cresceu em faturamento no ano passado, com quase 98%. O diretor executivo da entidade, Ricardo Camargo, comenta que a expansão da categoria foi impulsionada principalmente por grandes marcas que ingressaram no sistema de franchising durante o ano, como a CVC, que trouxe cerca de 700 novas unidades.

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Com expansão de 44,5%, o setor de Limpeza e Conservação aparece em seguida, com um crescimento consideravelmente menor que o anterior. A conquista da independência financeira feminina e a alta dos salários domésticos fizeram com que grandes franquias de lavanderias como 5àSec e DryClean USA se fortalecessem no mercado.

Ainda entre os setores que mais cresceram estão: Informática e Eletrônicos (32,5%), Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (21,4%), Veículos (20,2%), Vestuário (18,5%), Alimentação (17,6%), Móveis, Decoração e Presentes (16,4%), Acessórios Pessoais e Calçados (14,8%), Educação e Treinamento (10,3%), Negócios, Serviços e Outros Varejos (2,6%) e Fotos, Gráficas e Sinalização (1,6%).

“Assim como a vida moderna impactou negativamente na área de fotografia e gráficas, acabou permitindo um amplo crescimento em turismo, serviços e equipamentos eletrônicos”, observaram os realizadores do estudo.

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Em 2012, a geração de empregos diretos também teve crescimento, com 12,3% em relação ao ano anterior. O setor de franquias gerou mais de 103 mil empregos diretos, o que totaliza mais de 941 mil empregados.

Região
O Sudeste ainda tem a maioria das franquias, com participação de 53%. O Sul, Nordeste e Centro Oeste aparecem em seguida, representando respectivamente, 15%, 14% e 8% do total de unidades abertas.