Serasa faz Feirão Limpa Nome com descontos de até 99% em dívidas; empresas do Desenrola participam

500 empresas participam, incluindo as de energia; empresas do Desenrola oferecem os mesmos descontos na plataforma da Serasa

Equipe InfoMoney

Ilustração (Shutterstock)
Ilustração (Shutterstock)

Publicidade

Começou, na segunda-feira (30), nova edição do “Feirão Serasa Limpa Nome”, evento que auxilia consumidores a renegociarem dívidas e saírem da negativação. São mais de 500 empresas participantes entre bancos, financeiras, varejistas, operadoras de telefonia e securitizadoras.

O evento vai até dia 30 de novembro com descontos que podem chegar a 99% e opção de pagamento via boleto ou Pix, sendo permitido o parcelamento com juros no segundo caso.

Além disso, pela primeira vez, devido à incorporação da fintech Flexpag ao portfólio da Serasa, os consumidores também poderão pagar suas contas atrasadas de energia da Enel, que atende clientes de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, e da Light, concessionária do Rio de Janeiro.

E o Desenrola?

O feirão da Serasa é uma ação independente que acontece todo ano e não tem relação direta com o Desenrola, programa de renegociações de dívidas criado pelo governo neste ano.

Apesar disso, a Serasa explicou que as empresas que participam do feirão — e também aderiram ao Desenrola Brasil — vão oferecer os mesmos descontos que ofertam no programa federal, em vigor até o fim deste ano.

No feirão, porém, as ofertas que estão no feirão e também estão no Desenrola devem ser pagas somente à vista. Ao negociar diretamente na plataforma do programa, o consumidor pode visualizar quais das dívidas permitem parcelamento. E para outras ofertas dentro do feirão também há a possibilidade de parcelamento (veja mais abaixo).

Continua depois da publicidade

Em seu site, a Serasa ressalta que seu feirão e o Desenrola são programa diferentes e pede atenção do consumidor para não misturar as opções. “O Serasa ‘Limpa Nome’ não se confunde com a plataforma oficial do Desenrola Brasil, programa governamental. As condições comerciais para pagamento das dívidas são definidas exclusivamente pelos credores, e as ofertas do Desenrola e do Limpa Nome podem diferir”, diz o birô de crédito.

Como negociar no feirão?

Os consumidores podem acessar as ofertas do Feirão Serasa Limpa Nome e renegociar suas dívidas com descontos de 4 formas:

Confira o passo a passo no app, opção mais popular para a renegociação, segundo a Serasa:

Continua depois da publicidade

Depois de baixar o app e fazer um cadastro com o CPF, o consumidor pode visualizar suas dívidas negativadas e contas atrasadas disponíveis.

Selecione a opção “Ver ofertas” e verifique as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa ‘Limpa Nome’ já aplicado.

Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito. Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas”.

Continua depois da publicidade

(Divulgação/Serasa)

Depois de escolher a dívida, escolha a forma de pagamento de sua preferência: boleto ou Pix. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp.

Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.

Neste caso, o consumidor vai pagar a primeira parcela ao finalizar a renegociação e todo mês precisará voltar ao app, selecionar a dívida e pegar uma nova chave para pagar com Pix a próxima parcela. Vale lembrar que o consumidor paga juros ao optar pelo parcelamento via Pix, que variam conforme definição do credor.

Continua depois da publicidade

(Divulgação/Serasa)

Passo 4 

Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Concluir acordo”.

Ao fechar seu acordo, você deve realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior.

Continua depois da publicidade

Segurança na hora de pagar

A Serasa alerta os consumidores para sempre checarem a veracidade do boleto ou chave Pix ao pagar uma dívida do feirão para evitar golpes e fraudes. Há um mecanismo de conferência oficial do meio de pagamento. Confira o passo a passo para acessá-lo:

  1. Entre no site da Serasa ou baixe grátis nosso aplicativo no Google Play ou na App Store
  2. Realize o login na plataforma e clique em “soluções”
  3. Selecione a opção “validar meio de pagamento”
  4. Preencha o campo com o código recebido. Se o seu código for confiável, você pode pagar o seu acordo com segurança.