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Ficar sem o celular pode bagunçar a vida de qualquer um. Só para se ter uma ideia da influência do aparelho na nossa rotina (e no nosso bolso!), a mais recente Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária mostra que pelo menos sete em cada dez transações bancárias dos brasileiros são feitas pelos celular. “O brasileiro é um povo tecnológico e a tendência é que as transações com o smartphone continuem em ascensão”, avalia Rodrigo Mulinari, diretor responsável pelo levantamento.
Contudo, outro levantamento, feito pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box no início do mês, aponta que apenas 15% dos brasileiros com smartphone têm seguro contra roubo e furto. Ainda segundo a pesquisa, 36% dos brasileiros com smartphone já tiveram um celular roubado ou furtado pelo menos uma vez na vida.
Imagina o perrengue ficar sem celular em uma viagem internacional, por exemplo? Afinal muita gente viaja para fora do país nas férias escolares de julho.
Quem lembra do vídeo que viralizou e bateu os 10 milhões de visualizações nas redes sociais com uma italiana gritando “Attenzione pickpocket” para alertar os frequentadores de pontos turísticos lotados em Veneza sobre o risco de terem carteiras e celulares furtados? Mais recentemente, outro caso que ganhou destaque nas redes foi do fotógrafo brasileiro César Melo, que vive em Paris e compartilhou o registro de uma tentativa de furto do seu celular no metrô da capital francesa. No seu perfil no Instagram, o fotógrafo comenta que “muitos brasileiros” acabam sendo vítimas dos “pickpockets” ao viajar para a Europa, por exemplo.
Só vale para turismo?
“A cobertura global/internacional é ideal para pessoas que viajam frequentemente, seja a trabalho ou lazer, e que desejam proteger seus dispositivos móveis contra imprevistos em qualquer lugar do mundo. Isso inclui turistas, executivos, estudantes em intercâmbio e qualquer indivíduo que precise de segurança adicional fora do país”, diz Alessandra Monteiro, diretora técnica da corretora de seguros Bancorbrás.
Ela explica ainda que o custo da cobertura global varia conforme o modelo do celular e o plano escolhido, mas, em média, os preços começam a partir de R$ 20 por mês. “Planos mais abrangentes, com coberturas adicionais, podem ter um custo maior”, pontua Alessandra.
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O InfoMoney consultou 8 seguradoras e insurtechs que operam no ramo para entender como funciona a proteção fora do país: Assurant, Chubb, Kakau, Generali, Píer, Pitzi, Porto Seguro e Zurich.
Vale dizer que nem todos os seguros para celular disponíveis no mercado contam com a cobertura chamada “global” ou “internacional” (veja detalhes na tabela abaixo). Entre as consultadas, as companhias Kakau, Generali e Píer informaram que não disponibilizam a proteção para fora do país em seus planos de seguro celular.
Veja como é a oferta da cobertura internacional no seguro para celular nas instituições consultadas:
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Instituição | O que cobre | Como é a indenização | Quanto custa contratar | Carência | Vigência |
Assurant | Roubo, furto ou dano acidental | O segurado não é indenizado em dinheiro. É feita a reposição por um aparelho novo ou seminovo em caso de roubo ou furto e reparo em caso de dano acidental | Sem custo adicional | Não tem | Não informou |
Chubb | Roubo ou furto e quebra acidental | O segurado não é indenizado em dinheiro. É feita a reposição do aparelho por um modelo igual ou similar em caso de roubo, furto ou quebra acidental total e quando não é possível a reparação em casos de danos acidentais | Informou apenas que depende de variáveis como “modelo do aparelho e as garantias oferecidas” | 30 dias para celulares usados contados da data de contratação do seguro. Não tem para os celulares novos | 12 meses com possibilidade de renovação |
Pitzi | Dano acidental, roubo ou furto | O segurado não é indenizado em dinheiro. É feita a reposição do mesmo modelo ou um equivalente atualizado, entregue na residência do cliente dentro do Brasil | Sem custo adicional | Não tem | Anual |
Porto Seguro | Varia conforme o plano (são 4 opções): o mais simples cobre roubo e furto mediante arrombamento e o mais completo inclui mais coberturas, como quebra acidental e até transações digitais indevidas após roubo/furto | Em dinheiro | Sem custo adicional | Não tem | 365 dias |
Zurich | Roubo, furto ou dano acidental | Em situações de roubo, furto ou danos irreparáveis, é feita a reposição do bem pela mesma marca, modelo e capacidade. Caso não seja possível a reposição, o valor do bem segurado será pago descontada a franquia | Podem variar de 11% a 30% do valor do aparelho | Não tem | Anual ou bianual |
Pontos de atenção
Segundo a Alessandra, ao contratar o seguro o consumidor deve ficar atento aos seguintes pontos:
- Coberturas e exclusões: Entender claramente o que está coberto e o que não está coberto pelo seguro.
- Franquia: Verificar o valor da franquia que deve ser pago em caso de sinistro.
- Período de carência: Confirmar o período de carência e as condições aplicáveis durante este tempo.
- Limite de indenização: Conhecer o valor máximo de indenização para garantir que cobre o valor do aparelho.
- Serviços adicionais: Checar se há serviços adicionais, como assistência técnica ou reposição de aparelho.
- Condições de pagamento: Analisar as opções de pagamento e possíveis descontos para pagamento anual.
Depois da aquisição do seguro, é importante não esquecer de “comunicar mudanças relevantes à seguradora para garantir uma cobertura eficaz quando necessário”, ressalta Jarbas Medeiros, diretor de Ramos Elementares e Vida da Porto Seguro.
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