Publicidade
SÃO PAULO – A Susep (Superintendência de Seguros Privados) estuda a adoção de métodos de certificação digital para uso das companhias seguradoras. A medida deve contribuir para agilizar a relação entre segurado, corretor e seguradora.
Segundo o especialista do setor, Manuel Matos, os sistemas das companhias de seguros estão aptos para a certificação digital. Afinal, como lembra Matos, o setor já se adaptou para atender outras exigências do sistema financeiro como, por exemplo, a entrada em vigor do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SBP).
Assinatura digital e menores custos
A assinatura ou certificação digital é uma espécie de identidade eletrônica à prova e fraudes e que permite o troca de documentos via internet com total segurança. Esse é o tipo de solução que está sendo estudada pela Susep.
Com a certificação digital, tanto os segurados, quanto corretores e seguradoras poderão trocar documentos de forma mais rápida e barata. Isso porque o sistema elimina boa parte da papelada envolvida e dispensa assinaturas de próprio punho durante o processamento da documentação.