São Paulo segue entre as cidades com a pior qualidade de ar pelo 3º dia consecutivo

Metrópole paulista está atrás apenas da capital da República Democrática do Congo, com 157 no indicador do IQAir

Maira Escardovelli

Publicidade

Nesta quarta-feira (11), São Paulo continua pelo terceiro dia consecutivo no ranking das cidades com a pior qualidade de ar do mundo. Após as primeiras horas da manhã, a metrópole aparece em quarto lugar na lista do IQAir, site suíço que realiza o monitoramento em 120 grandes cidades do mundo. O ranking é atualizado em tempo real e a cidade de São Paulo já chegou a ficar na primeira e segunda colocação hoje.

Leia também
Quando a qualidade do ar de São Paulo vai melhorar? Veja a previsão

Atrás apenas de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (168), Carachi, no Paquistão (156), e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (147), São Paulo registra o indicador de qualidade em 144, classificado como “não saudável”.

Desde segunda-feira, a capital paulista aparece no topo entre as regiões monitoradas.

A temperatura em São Paulo deve chegar aos 34ºC nesta quarta-feira, com a umidade alcançando 20% em seus percentuais mínimos, de acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) registra a qualidade do ar na região metropolitana como “muito ruim”, classificação anterior ao pior nível na escala de poluição, que varia de boa a péssima.

Continua depois da publicidade

Os médicos recomendam que a melhor maneira de enfrentar essa condição climática é beber bastante água, hidratar bem as mucosas e os olhos, ter cuidado com o consumo de bebida alcoólica, evitar praticar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 17h e se proteger do sol, na medida do possível.