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SÃO PAULO – Um levantamento feito pelo Procon-SP sobre os produtos mais reclamados por defeito no primeiro semestre de 2014 revelou que os dispositivos de informática, como computadores, tablets e celulares estão entre os produtos com mais reclamações registradas por defeito de qualidade.
Os celulares da Samsung estão entre os que apresentaram mais defeitos – foram registrados 571 queixas –, no entanto o índice de solução da empresa foi de 95%.
Porém, a empresa que mais recebeu reclamações foi o Grupo Lenovo: entre os produtos de informática (computadores e tablets), foram registradas 829 reclamações, enquanto no grupo de televisores foram 165 reclamações. Além disso, a empresa apresentou o pior índice de solução, resolvendo apenas 61% e 60%, respectivamente, dos casos registrados.
Confira abaixo o ranking de reclamações:
Empresa | Reclamações | Índice de Solução |
---|---|---|
Fonte: Procon-SP | ||
Microcomputadores/Produtos de informática Total de reclamações: 1.980 |
||
Grupo Lenovo/CCE | 829 | 61% |
Positivo Informática | 159 | 80% |
DL Eletronicos | 123 | 70% |
Samsung | 102 | 93% |
Philco/Britânia | 70 | 78% |
Aparelho celular Total de reclamações: 1.874 |
||
Samsung | 571 | 95% |
Motorola | 297 | 87% |
Nokia | 190 | 84% |
LG Eletronics | 173 | 93% |
Grupo Lenovo/CCE | 128 | 67% |
Produtos da linha branca Total de reclamações: 1.370 |
||
Electrolux | 335 | 88% |
Mabe (GE; Dako; Continental; Bosch) | 297 | 76% |
Whirlpool (Multibras; Brastemp; Consul) | 284 | 75% |
Emaltec | 24 | 35% |
Philco/Britânia | 20 | 88% |
Samsung | 20 | 85% |
Televisor Total de reclamações: 762 |
||
Grupo Lenovo/CCE | 165 | 60% |
Philco/Britânia | 133 | 82% |
Samsung | 95 | 95% |
Philips | 83 | 75% |
LG Eletronics | 82 | 64% |
Procuradas pelo InfoMoney, a Lenovo informou que o tem intensificado seus investimentos na área de atendimento ao consumidor, a fim de que todas as demandas sejam atendidas de forma eficiente e precisa.
Já a Philips TVs informa que tem como prioridade a satisfação dos seus clientes e busca sempre aprimorar o atendimento dos mesmos. Além de buscar sempre oferecer produtos que aliam qualidade e alta tecnologia.
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A Electrolux afirmou que “apesar do ranking do PROCON ter apontado que a Electrolux foi a marca mais reclamada, a mesma lista indica que a empresa apresenta índice de solução de 88% dos casos. Mesmo com esse resultado e com o objetivo de diminuir o volume de reclamações e promover a satisfação de seus consumidores, a Electrolux conta com um atendimento diferenciado e investe constantemente na inovação e na qualidade de seus produtos e serviços.”
O Grupo Mabe informa que vem atuando fortemente para reduzir as manifestações administrativas com o objetivo de sair definitivamente do Ranking de Reclamações do Procon e diminuir os processos judiciais. “O Grupo Mabe busca sempre melhorar seu serviço de atendimento ao cliente e dos postos autorizados, com o treinamento de técnicos e atendentes que assegurem a qualidade no atendimento aos consumidores.”
A Whirlpool Latin America afirma que “o consumidor está no centro de todos os processos da companhia, seja no desenvolvimento de novos eletrodomésticos ou no atendimento pós-venda. Desde 2013, melhoramos nosso índice de solução em mais de 30% , além de melhoramos em 42% a qualidade do atendimento e reduzirmos em 25% as reclamações nos nossos canais. Com este cenário, há uma diminuição significativa no número de reclamações feitas aos órgãos de defesa do Consumidor.”
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A Samung ressalta que as reclamações feitas diretamente por meio dos canais da empresa ou intermediadas pelo Procon, são tratadas com respeito e prioridade, visando à solução consensual junto ao consumidor, tanto que a companhia apresentou o maior índice de solução no ranking Procon-SP 2014. “Trabalhamos continuamente para aprimorar nossos produtos e processos, contribuindo assim para uma melhor sociedade global e, principalmente, a satisfação de nossos clientes.”
A Microsoft afirmou que tem realizado investimentos contínuos em sua estrutura de atendimento ao consumidor e a crescente melhoria dos índices de resolubilidade divulgados no último ano é reflexo das soluções implementadas para garantir a qualidade de serviços de pós-venda e suporte e, principalmente, a satisfação dos clientes.
A LG Electronics do Brasil informou que trabalha fortemente para estar, cada vez mais, melhor colocada em relação à satisfação dos consumidores. “A empresa realiza diversos investimentos e revisão de processos internos e dos procedimentos com sua Rede Autorizada e hoje conta com 800 Assistências Técnicas no País. Com isso, a LG Electronics do Brasil consolida o compromisso da empresa em buscar incessantemente soluções inovadoras e eficientes para aprimorar os processos de Atendimento ao Consumidor.”
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As demais companhias não se pronunciaram sobre a pesquisa até o momento de publicação desta matéria.