Samsung lidera ranking de reclamações de celulares do Procon

Dispositivos como computadores, tablets e celulares estão no topo das reclamações por defeito

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SÃO PAULO – Um levantamento feito pelo Procon-SP sobre os produtos mais reclamados por defeito no primeiro semestre de 2014 revelou que os dispositivos de informática, como computadores,  tablets e celulares estão entre os produtos com mais reclamações registradas por defeito de qualidade.

Os celulares da Samsung estão entre os que apresentaram mais defeitos – foram registrados 571 queixas –, no entanto o índice de solução da empresa foi de 95%.

Porém, a empresa que mais recebeu reclamações foi o Grupo Lenovo: entre os produtos de informática (computadores e tablets), foram registradas 829 reclamações, enquanto no grupo de televisores foram 165 reclamações. Além disso, a empresa apresentou o pior índice de solução, resolvendo apenas 61% e 60%, respectivamente, dos casos registrados.

Confira abaixo o ranking de reclamações:

Empresa Reclamações Índice de Solução
Fonte: Procon-SP
Microcomputadores/Produtos de informática
Total de reclamações: 1.980 
Grupo Lenovo/CCE 829 61%
Positivo Informática 159 80%
DL Eletronicos 123 70%
Samsung 102 93%
Philco/Britânia 70 78%
Aparelho celular
Total de reclamações: 1.874
Samsung 571 95%
Motorola 297 87%
Nokia 190 84%
LG Eletronics 173 93%
Grupo Lenovo/CCE 128 67%
Produtos da linha branca
Total de reclamações: 1.370
Electrolux 335 88%
Mabe (GE; Dako; Continental; Bosch) 297 76%
Whirlpool (Multibras; Brastemp; Consul) 284 75%
Emaltec 24 35%
Philco/Britânia 20 88%
Samsung 20 85%
Televisor
Total de reclamações: 762
Grupo Lenovo/CCE 165 60%
Philco/Britânia 133 82%
Samsung 95 95%
Philips 83 75%
LG Eletronics 82 64%

Procuradas pelo InfoMoney, a Lenovo informou que o tem intensificado seus investimentos na área de atendimento ao consumidor, a fim de que todas as demandas sejam atendidas de forma eficiente e precisa.

Já a Philips TVs informa que tem como prioridade a satisfação dos seus clientes e busca sempre aprimorar o atendimento dos mesmos. Além de buscar sempre oferecer produtos que aliam qualidade e alta tecnologia.

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Electrolux afirmou que “apesar do ranking do PROCON ter apontado que a Electrolux foi a marca mais reclamada, a mesma lista indica que a empresa apresenta índice de solução de 88% dos casos. Mesmo com esse resultado e com o objetivo de diminuir o volume de reclamações e promover a satisfação de seus consumidores, a Electrolux conta com um atendimento diferenciado e investe constantemente na inovação e na qualidade de seus produtos e serviços.”

O Grupo Mabe informa que vem atuando fortemente para reduzir as manifestações administrativas com o objetivo de sair definitivamente do Ranking de Reclamações do Procon e diminuir os processos judiciais. “O Grupo Mabe busca sempre melhorar seu serviço de atendimento ao cliente e dos postos autorizados, com o treinamento de técnicos e atendentes que assegurem a qualidade no atendimento aos consumidores.”

A Whirlpool Latin America afirma que “o consumidor está no centro de todos os processos da companhia, seja no desenvolvimento de novos eletrodomésticos ou no atendimento pós-venda. Desde 2013, melhoramos nosso índice de solução em mais de 30% , além de melhoramos em 42% a qualidade do atendimento e reduzirmos em 25% as reclamações nos nossos canais. Com este cenário, há uma diminuição significativa no número de reclamações feitas aos órgãos de defesa do Consumidor.”

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A Samung ressalta que as reclamações feitas diretamente por meio dos canais da empresa ou intermediadas pelo Procon, são tratadas com respeito e prioridade, visando à solução consensual junto ao consumidor, tanto que a companhia apresentou o maior índice de solução no ranking Procon-SP 2014. “Trabalhamos continuamente para aprimorar nossos produtos e processos, contribuindo assim para uma melhor sociedade global e, principalmente, a satisfação de nossos clientes.”

A Microsoft afirmou que tem realizado investimentos contínuos em sua estrutura de atendimento ao consumidor e a crescente melhoria  dos índices de resolubilidade divulgados no último ano é reflexo das soluções implementadas para garantir a qualidade de serviços de pós-venda e suporte e, principalmente, a satisfação dos clientes. 

A LG Electronics do Brasil informou que trabalha fortemente para estar, cada vez mais, melhor colocada em relação à satisfação dos consumidores. “A empresa realiza diversos investimentos e revisão de processos internos e dos procedimentos com sua Rede Autorizada e hoje conta com 800 Assistências Técnicas no País. Com isso, a LG Electronics do Brasil consolida o compromisso da empresa em buscar incessantemente soluções inovadoras e eficientes para aprimorar os processos de Atendimento ao Consumidor.”

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As demais companhias não se pronunciaram sobre a pesquisa até o momento de publicação desta matéria.