Saiba como ajudar as vítimas das enchentes no Rio e SP

No Rio de Janeiro, mais de 6 mil pessoas encontram-se desabrigadas, de acordo com o balanço divulgado pela secretaria de Estado

Publicidade

SÃO PAULO – As fortes chuvas que assolam a região serrana do Rio de Janeiro já deixaram mais 500 mortos e mais de 6 mil desabrigados, de acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira (14), pela secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

Quem transita pelos municípios cariocas pode procurar qualquer um dos 106 quartéis do Corpo de Bombeiros que estão recebendo doações para envio às vítimas.

Água, alimentos não perecíveis (como leite em pó, arroz, feijão e óleo, por exemplo), fósforos, velas, isqueiros e produtos de higiene pessoal (como creme dental, sabonete e absorventes íntimos) são os mais pedidos.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

A Secretaria pede ainda que não sejam feitas doações de roupas e calçados, pois esses itens já estão sendo recolhidos e enviados para as vítimas por outros órgãos e entidades sociais. A campanha não tem prazo para acabar.

Solidariedade
Também no Rio de Janeiro, as unidades do Sesc Rio e Senac Rio e a sede do Sistema Fecomércio-RJ estão coletando água mineral, alimento não perecível, roupas de cama e banho, material de limpeza e de higiene pessoal e colchões.

Para saber os horários e endereços dos pontos de coleta, o doador pode acessar o site da Fecomércio-RJ: www.fecomercio-rj.org.br.

Continua depois da publicidade

O Sesi-RJ e a Globo Rio, por intermédio da Rede de Solidariedade do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), também auxiliam na coleta de donativos.

As doações nas unidades do Sesi e Senai, que vão atuar como postos de recebimento de donativos, devem ser feitas das 8h às 17h. O conjunto de itens pedidos, assim como os postos de coleta, podem ser encontrados no próprio site da Firjan: www.firjan.org.br

Saúde
Para os interessados em doar sangue, é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum. A única recomendação é evitar alimentos gordurosos antes da coleta de sangue.

Os interessados em ajudar devem se apresentar com um documento de identidade. Quem preferir pode agendar um horário para fazer a doação. O telefone para o agendamento é 0800 282-0708.

O HemoRio fica na Rua Frei Caneca 8, no Centro, e funciona de segunda a domingo, das 7h às 18h.

Colaborações
A LBV (Legião da Boa Vontade) se colocou à disposição para colaborar com as vítimas das chuvas na região Sudeste. A instituição está coletando doações a serem encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Continua depois da publicidade

De acordo com a LBV, são requeridos água potável, alimentos não perecíveis e os de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupas de cama, calçados e toalhas, material de higiene pessoal e de limpeza.

A entidade abriu contas para receber doações em prol das vítimas das chuvas no Banco Bradesco, agência 0292-5, número 92830-5, e no Banco do Brasil, agência 3344-8, número 205010-2. No site da instituição consta, os endereços para entrega de donativos: www.lbv.org.br.

O Grupo Pão de Açúcar oferece suas lojas para servirem de postos de arrecadação de donativos às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, são 330 lojas das redes Pão de Açúcar, Compre Bem, Extra e Assaí.

Continua depois da publicidade

Bancos
Foram abertas cinco contas-correntes, sendo uma na CEF (Caixa Econômica Federal), uma no Bradesco, outra no Itaú Unibanco e mais duas no Banco do Brasil.

Segundo a Caixa, as doações aos moradores das regiões em estado de emergência podem ser feitas na conta da Defesa Civil do Rio de Janeiro, número 2011-0, agência 0199, operação 006.

No Bradesco, os depósitos para as vítimas cariocas serão encaminhados ao Fundo Estadual da Assistência Social, agência 6570-6, conta corrente 2011-7.

Continua depois da publicidade

A entidade também tem conta aberta no Itaú Unibanco, de número 00594-7, agência 5673. A instituição financeira, por sua vez, colocou um telefone à disposição dos clientes (0800 703 9360) para acelerar o processo de indenização dos seguros de vida, automóvel, residencial e comercial. Além disso, vai doar R$ 1 milhão aos atingidos pelas enchentes e transformou as agências em pontos de coleta de donativos.

Já o Banco do Brasil abriu duas contas para doação às vítimas no município de Teresópolis e Nova Friburgo. Os dados da conta-corrente, em nome da Prefeitura de Teresópolis, são agência 0741-2, conta 110000-9.

Para ajudar as vítimas de Nova Friburgo, a conta-corrente tem número 120.000-3 e é da agência 0335-2. Os depósitos podem ser de qualquer valor e realizados de todas as regiões do Brasil e também do exterior.

Continua depois da publicidade

Além de ajudar as vítimas, o Banco do Brasil divulgou medidas emergenciais de apoio às micro e pequenas empresas localizadas nas regiões afetadas pelas chuvas no Rio de Janeiro.

As MPEs com operações já contratadas têm acesso às condições especiais em determinadas linhas de crédito. Na Proger Urbano Empresarial, por exemplo, o prazo de pagamento foi prorrogado de 72 para até 96 meses, incluída nova carência de até três meses, com manutenção dos encargos já contratados e dispensa de entrada mínima. Já no BB Giro Rápido, o banco prorrogou por até três meses o vencimento das parcelas.

Futebol
Ainda no Rio de Janeiro, o Flamengo está recebendo na sede da Gávea donativos para serem encaminhados às vítimas do temporal. A diretoria do Fluminense também montou um ponto de coleta de donativos na sede das Laranjeiras.

Botafogo e Vasco também participam da coleta. O time de Niterói vai jogar contra o Democrata, de Governador Valadares, enquanto o de São Januário fará um amistoso com o Cerro Porteño, do Paraguai.

As torcidas podem levar alimentos não perecíveis para os amistosos que serão disputados durante o final de semana.