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Uma pesquisa elaborada pela Rico, plataforma de serviços financeiros da XP Inc., em parceria com a Mosaiclab, mostrou que 67% dos investidores declararam que não se consideram muito planejados financeiramente para realizar seus objetivos pessoais.
A pesquisa, que ouviu 400 investidores das classes A e B entre 18 e 67 anos no fim de agosto, aponta ainda que 46% dos entrevistados afirmaram não saber a quantidade ideal de dinheiro que precisam guardar por mês para atingir algum objetivo, como a compra de uma casa, um carro ou uma viagem internacional.
Com esse e outros dados em mãos, a plataforma lança nesta segunda-feira (11) uma funcionalidade em seu aplicativo para atender a demanda desse perfil de investidor.
Pedro Canellas, head da Rico, explica que a função, chamada de “Meus objetivos”, trará fundos de investimentos que podem ser adequados para a execução de cada meta, e que levam em consideração o perfil do investidor, aporte e o prazo de resgate.“Com foco no público investidor, a nova função da Rico é fundamental para a organização dos objetivos pessoais de cada cliente, seja no curto, médio ou longo prazo”, promete Canellas.
Com a nova função, o cliente poderá escolher, dentro do app da Rico, um ou mais objetivos disponíveis, que foram pré-configurados pela casa. Há também a possibilidade de criar um objetivo personalizado. Em uma lógica de gamificação, o investidor terá uma barra de progresso que vai mostrar o valor investido e a evolução do objetivo proposto. A plataforma terá uma recomendação de valor mensal a ser investido, auxiliando o cliente a criar o hábito de investir.
Os usuários poderão fazer ajustes do objetivo ou mesmo do prazo pré-determinado. Também será possível encontrar mais informações sobre o produto indicado e após concluir a ação, o investidor pode realizar o aporte inicial e criar um lembrete para os próximos meses. O cliente poderá optar por resgatar o valor investido antes de completar o objetivo.
Prioridade para 2024
No mesmo estudo, 78% dos entrevistados indicaram que investir é uma prioridade para 2024, enquanto 74% gostariam de ter ajuda para se organizar melhor. Além disso, 92% dos participantes acreditam que tomar decisões sobre seus objetivos financeiros de forma mais planejada melhora o bem-estar.
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Em outro item do levantamento, 57% disseram que acabam gastando com emergências, enquanto 53% declararam que, quando deixam dinheiro parado na conta, gastam com itens que nada têm a ver com o objetivo pessoal. Já 49% alegaram gastar mais quando estão ansiosos.