Publicidade
O sistema do governo federal usado na execução de pagamentos foi alvo de uma invasão neste mês, segundo a Folha de S.Paulo. De acordo com o jornal, suspeita-se que os invasores tenham desviado recursos da União por meio de ordens bancárias.
O ataque teria acontecido no sistema de autenticação de usuários, com terceiros não autorizados utilizando CPFs e senhas de gestores habilitados para fazer movimentações financeiras.
Polícia Federal (PF) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estão investigando o caso, enquanto o Tesouro Nacional, gestor do Siafi, implantou medidas adicionais de segurança no sistema.
Suspeita-se que os invasores conseguiram os dados por meio de “pesca de senhas”, coletando os dados durante meses até reunirem um volume de palavras-chave que permitisse o ataque.
Segundo a Folha, a fraude foi detectada porque o CPF de um gestor usado para emitir a ordem bancária era o mesmo de quem fez a liquidação, o que não é permitido de acordo com as regras da administração federal.