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SÃO PAULO – O número de queixas contra os bancos cresceu 102% no nono mês do ano, frente a setembro de 2006, revela o “Ranking de Instituições mais Reclamadas” divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (22). Novamente, o atendimento liderou as reclamações.
Considerando as onze instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de queixas atingiu 3.477 casos em setembro de 2007, contra 1.722 um ano antes. Frente a agosto, quando foram registrados 2.922 casos, houve alta de 19%.
Caixa Econômica lidera
No nono mês deste ano, a liderança do ranking ficou com a Caixa Econômica Federal, cujo índice de reclamações foi de 5,71 a cada 100 mil pessoas.
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Na seqüência, vieram o Santander, HSBC, Unibanco e Nossa Caixa. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de setembro de 2006, agosto e setembro deste ano para os cinco primeiros colocados e a principal reclamação:
Instituição | Índice* Setembro 2006 | Índice Agosto 2007 | Índice Setembro 2007 | Principal reclamação |
Caixa Econômica Federal | – | 4,12 | 5,71 | atendimento (45,2%) |
Santander | 5,21 | 3,27 | 3,52 | atendimento (36%) |
HSBC | – | 2,82 | 3,26 | atendimento (23,2%) |
Unibanco | 3,13 | – | 2,22 | atendimento (23,5%) |
Nossa Caixa | 2,01 | 2,11 | 2,17 | fornecimento de documentos (25%) |
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000.
Fonte: Banco Central
Além dos bancos acima, outras seis instituições financeiras estão entre as mais reclamadas do mês de agosto: Itaú, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, ABN Amro e Banco IBI.
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BC não tem autoridade para punir
Apesar de funcionar como regulador do setor, o Banco Central não tem autoridade para punir os bancos que lideram o ranking de reclamações.
Dessa forma, no caso de ocorrências mais graves, o BC apenas abre um processo administrativo contra as instituições, procedimento que dura cerca de seis meses.
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