Reclamações contra bancos diminuem 14,47% em novembro, aponta BC

As instituições que mais receberam queixas foram HSBC, IBI, Santander, ABN Amro e Bradesco

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – O número de queixas contra os bancos diminuiu 14,47% no mês passado, frente a outubro, revela o “Ranking de Instituições mais Reclamadas”, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (15). Novamente, o atendimento liderou as reclamações.

Considerando as dez instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 2.725 casos em novembro, contra 3.186 um mês antes.

HSBC lidera

No décimo mês deste ano, a liderança do ranking ficou com o HSBC, cujo índice de reclamações foi de 8,69 a cada 100 mil pessoas.

Na seqüência, vieram Banco IBI, Santander, ABN Amro e Bradesco. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de novembro de 2007, outubro e novembro de 2008, para os cinco primeiros colocados, e a principal reclamação:

Instituição Índice Novembro 2007 Índice Outubro 2008 Índice Novembro 2008 Principal reclamação
HSBC 9,13 8,69 Atendimento (21,17%)
IBI 7,97 Atendimento (34,78%)
Santander 4,89 3,70 3,14 Atendimento (26,96%)
ABN Amro 6,69 3,44 3,01 Atendimento (24,36%)
Bradesco 2,56 Fornecimento de Documentos (26,16%)

(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Fonte: Banco Central

BC tem autoridade para punir

O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.

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As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.