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A Receita Federal restituirá a 6.091.572 contribuintes um valor total de crédito de R$ 8,5 bilhões referentes a Declaração do Imposto de Renda 2024 ao longo desta quarta-feira, 31 de julho.
Segundo apuração do InfoMoney, contribuintes contemplados neste lote de restituição, o terceiro da temporada 2024, receberão a transferência na conta bancária indicada no momento da declaração em nome da “SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL”. Os pagamentos já começaram.
O total de beneficiados deste lote inclui contribuintes com prioridade, sendo:
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- 14.756 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 5.711.130 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 54.241 contribuintes, priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Como fazer a consulta?
A Receita Federal abriu a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 na última quarta (24). Tradicionalmente, a consulta é aberta uma semana antes do dia de pagamento, que é o último dia do mês.
O aplicativo da Receita para tablets e smartphones também permite consulta sobre a liberação das restituições e situação CPF.
Como saber se receberei os valores?
O InfoMoney buscou a Receita para entender como o contribuinte pode se antecipar. A dica é prestar atenção à mensagem que aparece depois de fazer a consulta.
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Ao aparecer algo relacionado a “em fila de restituição”, isso significa que o contribuinte está na fila e aguarda recursos, que são disponibilizados mensalmente para pagamento dos lotes de restituição.
Por outro lado, quando aparece a mensagem “disponível em”, isso significa que o contribuinte foi contemplado no lote e o valor foi enviado para o banco fazer o depósito. Veja um exemplo da mensagem no site:
Caso a data de pagamento (último dia do mês) ainda não tenha chegado, o valor ainda não constará na conta do beneficiado.
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Em caso de erro
Por outro lado, se a data de pagamento já tiver passado, é provável que algum problema no crédito da restituição (número da conta errada, por exemplo) tenha ocorrido.
Caso o crédito não seja depositado na data por algum erro, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
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Fila de restituição é garantia de que não caí na malha fina?
Em tese, quando a declaração é processada e aparece a mensagem “em fila de restituição” é possível inferir que a declaração não caiu na malha fina. Porém, a Receita alerta que todas as declarações, incluindo as que aparecem com essa mensagem e mesmo as que já tiveram o saldo restituído, são passíveis de retornar para a malha em um prazo de cinco anos.
Portanto, o contribuinte deve ficar atento e seguir acompanhando a situação da declaração de perto, pelo menos enquanto não receber os valores.
Calendário da restituição
Além do terceiro lote, a ser pago hoje (31), só há mais dois lotes de restituição regulares neste ano: o quarto, em 30 de agosto, e o quinto, em 30 de setembro.
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Veja abaixo o calendário de restituições em 2024:
1º lote: 31 de maio de 2024 (pago)
2º lote: 28 de junho de 2024 (pago)
3º lote: 31 de julho de 2024 (pago hoje)
4º lote: 30 de agosto de 2024
5º lote: 30 de setembro de 2024
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