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A Receita Federal pagará nesta sexta-feira (30), a partir das 10 horas, os valores referentes ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
O crédito bancário para 5.138.476 contribuintes será realizado no dia 30 de junho, no valor total de RS 7,5 bilhões — o valor é o mesmo que foi pago no primeiro lote e representa um recorde em volume financeiro.
Quem recebe?
Conforme antecipado pelo InfoMoney, mais de 3,4 milhões dos contribuintes que vão receber valores neste lote fazem parte do grupo que enviou a pré-preenchida ou optou pelo Pix.
Confira a ordem:
- 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos, 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; e, por fim
- 3.490.513 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.
Como confirmar que estou neste lote?
O Fisco não possui um aviso objetivo para quem recebe o dinheiro, que indica que o contribuinte vai ser contemplado neste segundo lote ou em algum outro, o que pode gerar dúvidas.
Então, como confirmar? Basicamente, o contribuinte pode se orientar pela mensagem que aparece quando for fizer a consulta.
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- Como fazer a consulta?
Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.
O aplicativo da Receita para tablets e smartphones também permite consulta sobre a liberação das restituições e situação CPF.
- Observe as mensagens da Receita
O InfoMoney buscou a Receita para entender como o contribuinte pode se organizar em relação a isso. A dica é prestar atenção à mensagem que aparece depois de fazer a consulta.
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Quando aparece algo relacionado com “em fila de restituição” significa que o contribuinte está na fila e aguarda recursos, que são disponibilizados mensalmente para pagamento dos lotes de restituição. Ou seja, se ao fazer a consulta para o segundo lote, aparecer essa mensagem é provável que ainda não receberá o dinheiro nesse segundo pagamento.
Por outro lado, quando aparece uma mensagem relacionada com “enviado crédito para o banco” significa que o contribuinte foi contemplado no lote e o valor foi enviado para o banco fazer o depósito.
Porém, neste caso ainda não deve constar que o valor entrou na conta, seja porque ainda não chegou a data do pagamento ou porque houve algum problema no crédito da restituição (número da conta errada, por exemplo), ressalta a Receita.
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Caso o crédito não seja depositado na data por algum erro, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Calendário
Os outros lotes de restituição serão pagos nos seguintes dias:
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- primeiro lote (31 de maio);
- segundo lote (30 de junho);
- terceiro lote (31 de julho);
- quarto lote (31 de agosto);
- e quinto e último lote (29 de setembro).
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