Publicidade
A Receita Federal projeta que 13,6 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa física (IRPF) sejam entregues no Estado de São Paulo na temporada 2024, um crescimento estimado em 4,5% em relação à quantidade de documentos enviados no período anterior. A informação foi compartilhada em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (15).
O prazo para o envio da declaração do imposto de renda começou hoje e vai até 31 de maio. O Fisco espera que 43 milhões de contribuintes enviem as informações.
Até às 12h30 desta sexta, 739 mil pessoas já haviam enviado a declaração do imposto de renda 2024, sendo 215 mil apenas no estado de São Paulo. A declaração pré-preenchida foi utilizada por cerca de 40% dos contribuintes, em consonância com a projeção da Receita Federal divulgada no último dia 6.
Continua depois da publicidade
Apesar do impacto do aumento dos limites anuais da tabela progressiva para o IR 24, que isentou cerca de 4 milhões de pessoas de declarar o imposto de renda, o Fisco espera um aumento no número de declarações, a nível nacional e estadual.
“Mesmo com essa redução, que é calculada com base nas declarações entregues em 2023, espera-se um aumento nas declarações de 4,5%, que traz o crescimento do país no ano anterior, em função da atividade econômica e da inflação. Além disso, há outras características nesse grupo de 4 milhões de pessoas que ficaram desobrigadas, como aqueles não vão se atentar ao fato de estarem desobrigados a declarar e, assim, seguirão declarando; aqueles que gostam de declarar, mesmo sem a obrigação, por costume, para mostrar que tem renda. São variados os casos”, explicou Ricardo Ribeiro Junior, auditor fiscal e supervisor do IRPF.
Segundo o também auditor fiscal Claudio Ferrer, a greve dos auditores da Receita, encerrada no início de fevereiro e que durou quase 3 meses, não terá impactos na temporada. “A Receita conseguiu contornar efetivamente os prejuízos que pudessem haver, tanto que o calendário tradicional foi mantido. Esperamos que o processamento das declarações ocorra sem maiores problemas”, disse.
Continua depois da publicidade
Leia também:
• Como declarar o Imposto de Renda 2024: confira o passo a passo
• Restituição do Imposto de Renda: como consultar e receber
• Como declarar imóveis no IR 2024
• Como declarar ações no Imposto de Renda