Publicidade
SÃO PAULO – Quase 40% da população brasileira, cerca de 55 milhões de pessoas, ainda não possui conta corrente ou poupança, segundo revelam dados de um levantamento realizado pelo Instituto Data Popular.
De acordo com o estudo, o percentual dos chamados desbancarizados é maior entre os consumidores das classes mais baixas, sendo que, no geral, estes brasileiros movimentam cerca de R$ 665 bilhões por ano.
“O desafio dos bancos é adequar sua capilaridade, sua oferta de serviços e seu discurso para os 55 milhões de brasileiros que hoje não enxergam nas instituições financeiras uma solução para as suas demandas”, analisa o sócio diretor do Instituto, Renato Meirelles.
Continua depois da publicidade
Motivos
Sobre os motivos que levam a não bancarização, a pesquisa destaca a dificuldade de acesso à rede bancária, especialmente para as pessoas que vivem em cidades do interior, com pouca oferta de agências.
Há também, diz o estudo, os chamados ex-bancarizados, que são àquelas pessoas que já tiveram contas bancárias, mas que devido a problemas financeiros ficaram endividados, ou inadimplentes. Além disso, outro fator da não bancarização é a opção, ou seja, pessoas que optam por não ter relacionamento com os bancos, por não enxergarem vantagens efetivas no pagamento de taxas e no excesso de crédito.
SÉRIE GRATUITA
Curso de Fundos Imobiliários
Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco