Pix fora do ar? Clientes do Nubank, Itaú e outros bancos relatam instabilidades para fazer transações

Reclamações são sobretudo por lentidão nos sistemas dentro dos bancos e também por transações não efetuadas. 

Equipe InfoMoney

Pix no celular (Leo Albertino)
Pix no celular (Leo Albertino)

Publicidade

O Pix, sistema de transferências instantâneas do Brasil, apresentou instabilidades nesta segunda-feira (25), conforme relatos de usuários de diversos bancos.

Clientes do Nubank, PagBank, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander, Banco do Brasil e Inter compartilharam insatisfações com o serviço ao longo do dia.

As reclamações são sobretudo por lentidão nos sistemas dentro dos bancos e também por transações não efetuadas.

O InfoMoney entrou em contato com o Banco Central, responsável por gerir o sistema do Pix, e questionou a lentidão verificada nesta segunda para entender se havia algum problema generalizado.

Às 15h30, o BC retornou o contato negou que tenha sido algo sistemático e afirmou que “os sistemas do Banco Central estão funcionando normalmente.”

A reportagem também contatou os principais bancos do país diante das reclamações. No no site DownDetector, plataforma que monitora instabilidades, aponta problemas com o Pix ou transferências no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Santander, Itaú, Nubank, PagSeguro (nome antigo do PagBank) e Inter — além do próprio Banco Central.

Continua depois da publicidade

Os picos de reclamações começaram por volta de 13h.

O que os bancos dizem?

O Itaú e Nubank confirmaram que tiveram problemas. O PagBank não retornou a solicitação.

O Itaú admitiu “que identificou uma instabilidade no serviço de transferências via Pix no final da manhã desta segunda-feira”, mas ressalta que o processo já foi restabelecido e normalizado para todos os clientes.

Continua depois da publicidade

Em nota, o Nubank afirmou que “indentificou uma instabilidade no Pix, mas que suas operações já voltaram a funcionar”.

Os outros bancos mencionados enviaram posicionamento e ressaltaram que seus clientes foram afetados pelas instituições com instabilidades ao tentar enviar um Pix, por exemplo, já que seus respectivos sistemas não apresentaram falhas.

O Santander informou que não teve qualquer incidente técnico nesta segunda-feira relacionado aos seus aplicativos, bem como envio e recebimento de Pix. “Como alguns bancos tiveram problemas para receber Pix nesta data, clientes do Santander, como de qualquer outra banco, não puderam enviar Pix às instituições financeiras que estavam com intermitência no recebimento de Pix”, disse o banco em nota.

Continua depois da publicidade

Na mesma linha, o banco Inter informou que não houve instabilidades em seus sistemas e “que eventuais falhas na utilização do Pix ocorreram por indisponibilidade de outras instituições. A situação tem sido acompanhada de perto para garantir a melhor experiência para nossos clientes.”

O Bradesco informou que “está com seus serviços de Pix operacionais”.

A Caixa informou que a operação de Pix “não apresentou nenhum problema e/ou instabilidade, nesta segunda-feira (25), e opera normalmente”.

Continua depois da publicidade

O Banco do Brasil afirmou que não houve instabilidades na plataforma nesta segunda.

Nas redes sociais, os consumidores compartilham a insatisfação. “Não chega, nem faz Pix desde ontem Nubank”, comenta um usuário. “Estou tentando fazer um Pix e já devolveram o saldo umas três vezes”, diz outro internauta respondendo a um post sobre problemas no PagBank.

“Fiz um Pix de R$ 2 mil para uma outra conta e não caiu ainda”, diz outra pessoa também sem dizer o banco. “Se você precisar fazer um Pix urgente hoje não é o dia, tudo instável”, comenta outra. “Esse banco já me fez passar raiva: desde cedo sem funcionar, vamos resolver Itaú”, diz outra cliente.

Continua depois da publicidade