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SÃO PAULO – As ações sustentáveis dos bancos brasileiros com relação aos consumidores ainda deixam muito a desejar. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), em uma escala de zero a cinco, dentre as oito instituições financeiras analisadas, a nota máxima alcançada foi apenas 2,33, considerada “ruim”.
Na análise de três quesitos que abrangem responsabilidade social, ambiental e ética – relação com consumidores, produtos e serviços e concessão de crédito, a instituição melhor colocada foi o Banco do Brasil, com nota 2,33 (ruim). Em seguida, vieram ABN Amro, Bradesco e CEF, com nota 2, também ruim.
Itaú, HSBC, Santander e Unibanco vieram na seqüência, empatados com avaliação 1,33, conceito péssimo.
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Cada quesito
De acordo com a pesquisa, quando o assunto é o consumidor, os bancos tiveram as piores avaliações. “Isso se deveu fundamentalmente ao fato de a pesquisa de campo verificar divergências entre o discurso e a prática, o que, segundo os critérios adotados, coloca a instituição abaixo do regular”, diz o texto.
Na relação banco/consumidor, o BB apresentou dados detalhados de reclamações, o que mostra monitoramento dos eventos. As demais instituições citaram apenas alguns assuntos reclamados, menos diversos do que os verificados pelo Banco Central. O melhor colocado foi o BB, com 3 pontos, seguido de ABN Amro, Bradesco, Itaú, CEF e HSBC, com 2 pontos, e Santander e Unibanco, com 1 ponto.
No quesito produtos e serviços, nenhuma instituição precisou com clareza as políticas de reajuste de tarifas. A nota mais alta foi da CEF, com 3 pontos, seguida de ABN Amro, Bradesco, BB e Santander, com 2 pontos. Itaú, HSBC e Unibanco tiveram 1 ponto. No item concessão de crédito, o objetivo era verificar se os bancos mostravam indício de uma política responsável. A nota mais alta foi 2 (ABN Amro, Bradesco, BB e Unibanco). O restante ficou com nota 1.
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Ranking geral
A pesquisa ainda avaliou critérios como a relação com os trabalhadores, quando o Itaú apresentou melhor posição, com 3,25 pontos. A pesquisa abordou também o tema meio ambiente, item em que ABN Amro teve a melhor posição (3,50 pontos). Veja, na tabela abaixo, que mostra os pontos em cada quesito e a nota final:
Banco | Trabalhadores | Meio Ambiente | Consumidores | Nota final |
ABN Amro | 3,00 | 3,50 | 2,00 | 2,75 |
Bradesco | 3,00 | 3,00 | 2,00 | 2,60 |
Itaú | 3,25 | 3,00 | 1,33 | 2,41 |
Banco do Brasil | 2,25 | 2,00 | 2,33 | 2,21 |
CEF | 2,25 | 1,50 | 2,00 | 1,93 |
HSBC | 2,00 | 2,00 | 1,33 | 1,73 |
Santander | 2,25 | 1,00 | 1,33 | 1,51 |
Unibanco | 1,75 | 1,50 | 1,33 | 1,51 |
Fonte: Idec
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