Publicidade
Os paulistas terão uma folga programada para chamar de sua em um ano marcado com poucos feriados em dia útil — o próximo feriado nacional de 2024 durante a semana só será em 15 de novembro (Proclamação da República), uma sexta-feira.
Os paulistas terão a chance de pendurar as chuteiras em 9 de julho, próxima terça-feira, quando será comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista.
Entenda a Revolução Constitucionalista
O feriado válido apenas para o estado de São Paulo lembra o movimento organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP) contra o presidente Getúlio Vargas.
O 9 de julho de 1932 marca o início dos motins armados realizados por São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul para derrubar o governo provisório de Vargas e criar uma Constituição.
O dia virou feriado em 1997, com a aprovação da Lei Estadual 9.497, que instituiu o 9 de julho como Data Magna de São Paulo.
Mesmo sob feriado estadual, as negociações na B3 vão funcionar normalmente em pleno feriado estadual. Segundo a B3, haverá registro, movimentações e liquidação em todas as operações mantendo-se em 9 de julho “o horário normal de funcionamento.”
Continua depois da publicidade
Poucos feriadões em 2024
O próximo “feriadão” nacional será só em novembro, e quatro datas consideradas feriados nacionais caem no sábado e no domingo este ano.
Confira a seguir o calendário:
Próximos feriados em sábados e domingos
- Independência do Brasil (7 de setembro – sábado)
- Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro – sábado)
- Dia de Finados (2 de novembro – sábado)
Próximos feriados e pontos facultativos em dias úteis
A folga durante a semana só voltará para parte dos brasileiros, no final de outubro, com o Dia do Servidor Público – e é um ponto facultativo:
Continua depois da publicidade
- Dia do Servidor Público (28 de outubro – facultativo)
- Proclamação da República (15 de novembro – sexta-feira)
- Dia da Consciência Negra (20 de novembro – quarta-feira)
- Natal (25 de dezembro – quarta-feira)
Lembrando que não haverá negociação nos dias 24 e 31 de dezembro na bolsa e nas instituições financeiras, sendo que, nas últimas, algumas áreas realizam expediente interno.