Pagamento antecipado do 13º para beneficiários do INSS já tem data definida? Confira

Governo federal ainda não estipulou uma data para pagamento, que, desde 2020, tem sido iniciado em abril

Maria Luiza Dourado

(Valter Campanato/ Agência Brasil)
(Valter Campanato/ Agência Brasil)

Publicidade

O governo federal ainda não estipulou uma data para o pagamento antecipado do 13º salário a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde 2020, a 13ª parcela do benefício tem sido paga entre abril e junho do ano vigente, em vez das datas tradicionais de agosto e dezembro.

Em 2020 e 2021, o pagamento foi antecipado devido à pandemia de COVID-19. Nos anos de 2022, 2023 e 2024, o benefício foi pago nos meses de maio e junho.

No ano passado, o pagamento antecipado do 13º injetou R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,68 bilhões corresponderam à primeira parcela do benefício, paga entre o final de abril e o início de maio, enquanto o restante foi referente à segunda parcela, paga entre o final de maio e o início de junho.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Pagamento do INSS 2025 começa nesta segunda; confira o calendário

Vale ressaltar que a ausência de uma data definida até o momento não representa um atraso, pois a antecipação do ano passado foi anunciada apenas em março.

Como consultar?

Quando o governo federal definir uma data para a antecipação do 13º, ela poderá ser consultada no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também pode ser feita pelo site gov.br/meuinss.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.