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Pouco mais de dois meses após iniciar sua ferramenta de Open Finance, o Banco do Brasil já contabiliza 1 milhão de contas pessoais na plataforma de planejamento financeiro de seu aplicativo.
Na categoria de “orçamentos pessoais” dos clientes, já são gerenciados R$ 7 bilhões de recursos, considerando o saldo consolidado da conta do cliente no BB e em outros bancos, cujo compartilhamento já tenha sido autorizado, conforme informou o banco.
O Open Finance é uma ampliação de escopo do Open Banking permitindo que o cliente dê consentimento para que seus dados sejam compartilhados com instituições financeiras, que não necessariamente ele tem conta, a fim de ter acesso a melhores serviços e produtos. Esse passou a ser o nome oficial do ecossistema desde março, quando o Banco Central, fiscalizador do ecossistema, publicou uma resolução sobre o tema.
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No caso da plataforma do BB, o app é um agregador que permite que em um mesmo local o cliente tenha acesso a várias contas, facilitando a gestão da sua vida financeira.
Essa possibilidade de serviço já estava liberada para ser ofertada aos consumidores dede a fase 2 do Open Banking, que entrou em vigor em 13 de agosto de 2021. Na prática, a ferramenta do BB ainda não abarca serviços de investimentos, câmbio ou previdência, apenas a gestão de dados financeiros com dados de cadastros, gastos e histórico de crédito.
Outras instituições como Mercado Pago, Itaú, Next, Banco XP, entre outros, já começaram a se aventurar na mesma direção oferecendo agregadores e se conectando com iniciadores de pagamentos.
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No Banco XP, por exemplo, a função com o iniciador de pagamento já está habilitada. O usuário consegue fazer um pagamento usando o saldo da conta digital XP via Pix, a partir da interface de um e-commerce.
O processo funciona assim: uma pessoa vai comprar um sapato em um e-commerce. No momento de pagar online, escolhe a opção “via Open Finance”, entre as alternativas de pagamento. Feito isso, precisará escolher a conta XP, e ela será direcionada para o app, por meio do qual o seu pagamento será confirmado. Em seguida, retornará automaticamente ao e-commerce do sapato para finalizar a compra.
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No caso do BB, desde maio deste ano, a plataforma “Minhas Finanças” permite agregar informações de outros bancos, além do BB.
Além da ferramenta de planejamento financeiro, a plataforma também permite, com os dados disponibilizados via Open Finance, a criação de uma agenda financeira, com um calendário de compromissos no BB e em outros bancos; extrato multibanco, que reúne lançamentos e saldos das contas; e o perfil de consumo, com gastos e lançamentos separados por categoria.
*Com informações da Agência Estado.
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