‘Novo RG’ passa a ser emitido em mais um estado; veja como funciona

Além de Rio Grande do Sul e Acre, Goiás também começou a fazer o novo documento (CIN), que vai substituir o Registro Geral (RG)

Equipe InfoMoney

Nova Carteira de Identidade começa a ser emitida no dia 26 de julho de 2022 (Imagem: Agência Brasil)
Nova Carteira de Identidade começa a ser emitida no dia 26 de julho de 2022 (Imagem: Agência Brasil)

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A população de Goiás passou a ter acesso à Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que vai substituir o Registro Geral (RG). O novo documento tem como único número de identificação o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e já vem sendo emitido desde julho no Rio Grande do Sul e desde agosto no Acre.

O primeiro município goiano a entregar o “novo RG” foi Cavalcante, localizado na Chapada dos Veadeiros, na segunda-feira (26). Além disso, outras três cidades já estão emitindo o documento em postos específicos: a capital Goiânia, Anápolis e Alexânia.

Segundo o Ministério da Economia, em Goiânia a emissão está sendo feita feita nas unidades Vapt-Vupt da Praça Cívica (na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira); em Anápolis, no Anashopping (na Avenida Universitária, 2.045); e em Alexânia, no posto da prefeitura (na Rua 15 de Novembro, nº 6).

Na época em que a CIN foi lançada, a previsão era que as próximas unidades federativas a receber o documento seriam: Acre (onde já foi lançado), Distrito Federal, Goiás (lançado na segunda), Minas Gerais e Paraná. Nos demais estados ainda não havia previsão.

O novo documento tem, além dos modelos em papel e em plástico, uma versão digital, que pode ser obtida gratuitamente por meio do aplicativo Gov.br. Ela pode ser usada caso a pessoa tenha perdido ou esquecido o documento físico.

“Após a emissão do documento nos órgãos de identificação, o cidadão deve baixar em seu celular o app Gov.br e fazer login no aplicativo inserindo usuário e senha. Na tela inicial, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em ”Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN”, informa o Ministério da Economia.

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É possível verificar a autenticidade da CIN por meio de um QR code disponibilizado no documento, além de saber se ele foi furtado ou extraviado (basta ter um aparelho celular e apontar para o código QR para fazer a checagem).

Nova Carteira de Identidade começa a ser emitida no dia 26 de julho de 2022 (Imagem: Agência Brasil)

O novo RG serve também como documento de viagem, já que possui um código chamado MRZ (um padrão internacional que é o mesmo usado em passaportes). “Até o momento, o Brasil dispõe de acordos para uso do documento de identidade apenas nos postos imigratórios de países do Mercosul. Portanto, para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório”, alerta o Ministério da Economia.

Quem pode emitir o ‘novo RG’

O novo RG terá validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

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Segundo o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas”.

Problemas no CPF

“Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”, diz a pasta.

A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para a Receita por e-mail.

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A lista de documentos necessários para a atualização do CPF e os e-mails da Receita, para onde eles devem ser enviados, foram disponibilizados no site do Ministério da Economia.

(Com Agência Brasil)