Publicidade
O número de declarações-pré-preenchidas da temporada 2024 do Imposto de Renda da Pessoa Física superou o recorde da temporada do IRPF do ano passado. A 15 dias do prazo final para a entrega da declaração, foram feitas mais de 10,4 milhões de pré-preenchidas. O número já é 5% maior do que o total da temporada passada.
O número representa 40,3% das 25,8 milhões feitas até agora, considerando todos os modelos, até às 10h30 desta quinta-feira (16).
A pré-preenchida é um modelo automatizado que já carrega as informações do contribuinte, como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais (que são importadas da declaração do ano anterior), “carnê-leão” e declarações de terceiros (como fontes pagadoras, imobiliárias ou de serviços médicos). Ela busca minimizar os erros mais comuns na entrega da declaração.
Leia também:
- Como declarar o Imposto de Renda 2024: confira o passo a passo
- Calendário de restituição do Imposto de Renda 2024: confira as datas de pagamento
- Como declarar imóveis no IR 2024
- Como declarar ações no Imposto de Renda
A modalidade é exclusiva para os contribuintes que tenham conta ouro ou prata no gov.br, o que representa 75% dos declarantes do IR neste ano.
A Receita Federal espera que a declaração pré-preenchida se consolide nesta temporada, atingindo 40% das declarações totais do Imposto de Renda
Nesta temporada, o Fisco espera receber 43 milhões de declarações, número 4% superior ao exercício do ano passado.