IPVA 2022: contribuintes de MG começam a pagar imposto em março com desconto de até 6%; veja datas

Abatimentos serão dados aos que farão a quitação em parcela única e não têm débitos anteriores

Equipe InfoMoney

Vista aérea de carros estacionados em pátio
Vista aérea de carros estacionados em pátio

Publicidade

Os mineiros começarão a pagar o IPVA 2022 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em março, de acordo com calendário divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

A primeira parcela ou a cota única deverá ser paga no dia 21 de março para os motoristas com carros de placas finais 1 e 2.

A pasta da Fazenda, do governo de Romeu Zema (Novo), deixou para o final deste mês as informações relativas à tabela dos valores dos veículos, os agentes credenciados para se efetuar os pagamentos, bem como a expectativa de arrecadação do imposto neste ano.

Mas Zema adiantou, em comunicado, que o valor do imposto foi congelado. Ou seja: a alíquota será a mesma do exercício de 2021. Se fosse adotado o indicador padrão, que é a tabela Fipe, o impacto no bolso dos motoristas seria de 22,8%, em média, informou.

Também foi anunciado que haverá descontos para o contribuinte. “Aqueles que pagarem em parcela única terão automaticamente 3% de desconto e, se o contribuinte tiver quitado o IPVA de anos anteriores em dia, terá mais um bônus de 3%, chegando a um desconto total de 6%”, informou o governador, em nota.