Ipem-SP: quase um terço das reclamações são de erros em bombas de combustíveis

As equipes do instituto verificaram 88.637 bombas no ano passado, sendo que 5.516 foram reprovadas

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SÃO PAULO – A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) recebeu 1.954 reclamações de consumidores em 2010. Desse total, 29,6% ou 578 eram contra erros em bombas de combustíveis.

As equipes do instituto verificaram 88.637 bombas no período, das quais 5.516 foram reprovadas, gerando 473 autos de infração para os postos de combustível.

Durante a fiscalização, as equipes fazem exeme visual das bombas, checagem das marcas de verificação e do sistema de lacração. Depois são feitos testes para verificar se a quantidade de combústivel registrada no momento do abastecimento é a mesma recebida pelo tanque do veículo do consumidor.

Cartilha
Nesta quinta-feira (24), o Ipem-SP lança a cartilha Ipem-SP Explica – Postos de Combustível, para orientar o setor em relação à legislação metrológica e a atuação do instituto durante a fiscalização de bombas de combustível e produtos vendidos em lojas de conveniência.

“Erros nas bombas de combustível estão no topo do ranking de reclamações de nossa Ouvidoria, por isso, escolhemos o tema para continuar a série de publicações voltadas para a educação de consumo”, afirmou o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Consumidor
Os consumidores que tiverem dúvidas, reclamações ou denúncias podem recorrer ao serviço de Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 01305522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

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Pelo site www.ipem.sp.gov.br, o consumidor também pode obter dicas sobre como evitar prejuízos na hora de abastecer o veículo.