Publicidade
A intenção de compra dos brasileiros na Páscoa caiu 6,7% neste ano em meio à inflação, à queda do poder aquisitivo e ao fim do auxílio emergencial, aponta índice do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).
A pesquisa também indica mudança na preferência dos consumidores na escolha de marcas de chocolate e ovos, com os produtos caseiros à frente de marcas conhecidas (veja mais abaixo).
“O aumento da inflação e a consequente diminuição do poder de compra do consumidor são os principais fatores causadores desse cenário”, afirmou Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar, em comunicado.
Continua depois da publicidade
“As necessidades e prioridades das pessoas mudaram e, assumindo que os itens sazonais de Páscoa são supérfluos, podem ser deixados de fora dos orçamentos”, ponderou o executivo. A queda na intenção de compra de 2022 também reflete o fim do auxílio emergencial, que impulsionou as projeções de 2021.
A inflação medida pelo IPCA (o índice de preços oficial do país) subiu 1,62% em março, o maior valor para o mês desde 1994, antes da implantação do Real.
O indicador veio acima do esperado pelo mercado e chegou a uma alta de 11,30% no acumulado em 12 meses, puxado pela alta nos preços de combustíveis, alimentos e bebidas.
Continua depois da publicidade
Veja também:
- Cenoura sobe 166% em 12 meses e lidera alta da inflação; diesel sobe 46%
- Inflação recente foi surpresa e estamos abertos a analisar cenário, diz Campos Neto
Preferência por marcas
A pesquisa identificou mudanças na preferência das marcas de chocolate nesta Páscoa.
Após dois anos seguidos como a terceira mais escolhida pelo consumidor, a Lacta passou a liderar o ranking, trocando de posição com a Nestlé. Já a Ferrero Rocher assumiu a vice-liderança.
Continua depois da publicidade
A busca por chocolates caseiros ocupa a quinta posição em dois rankings: subiu uma posição na intenção de compra de ovos de chocolate e manteve o mesmo lugar de 2021 no ranking de marcas.
Segundo o Ibevar, o interesse por ovos caseiros já superará o de algumas chocolaterias tradicionais, mas que vêm perdendo força, como Arcor e Garoto.
Ferrero Rocher e Oreo seguem como os ovos mais desejados pelo consumidor desde 2019, seguidos de Kinder Ovo, que entrou no pódio, e do Kit Kat, que se mantém a quarta posição de escolha há três anos.
Continua depois da publicidade
A pesquisa
O Ibevar é um instituto fundado em 2009 que tem mais de 19 mil associados e faz pesquisas sobre varejo consumo no país.
O levantamento faz parte de um novo conjunto de estudos sobre comportamento de consumo, elaborados para capturar tendências sazonais motivadas por datas ou períodos relevantes para o comércio, como Natal, Black Friday e Dias das Mães.
Leia também:
Preço do chocolate apresenta diferença de até 224%
Em vez do ovo, bombons: mercados apostam em versões menores de chocolate
Continua depois da publicidade
9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!
gratuito
Planilha de Gastos
Baixe gratuitamente a planilha de gastos do InfoMoney e sinta o alívio de ter a sua vida financeira sob controle.