INSS aponta bancos com melhores taxas para empréstimos consignados

Banco do Brasil oferece melhores condições para beneficiário, mas cobra taxa na abertura da linha de crédito

Publicidade

SÃO PAULO – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta quinta-feira (28) um levantamento com as diferentes taxas de juros cobradas pelos bancos nos empréstimos consignados com desconto em folha, oferecidos a aposentados e pensionistas.

A medida foi tomada após uma série de denúncias sobre cobranças diferentes de juros para empréstimos iguais, de acordo com a negociação específica de cada beneficiário. As taxas extras também não estavam sendo informadas nos contratos.

Banco do Brasil é melhor opção

Das 20 instituições autorizadas a realizar as operações de crédito, apenas 15 enviaram as informações solicitadas.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

O Banco do Brasil é a instituição com as menores taxas: 1,50% ao mês para descontos em até seis meses; 1,9% para dívidas de 7 a 12 meses, e 2,40% para saldos que se estendam de 25 a 36 parcelas.

Diferença chega a 2,5 pontos percentuais

A expectativa do INSS é de que a concorrência promovida pelo BB force uma queda nos juros de outros bancos parceiros. Para se ter uma idéia, existe no mercado taxas de até 3,99% mensais, 2,5 pontos percentuais acima do Banco do Brasil. É o caso da Sul Financeira S/A, que cobra o mesmo valor para qualquer prazo de pagamento (de 1 a 36 meses).

O Unibanco também tem uma taxa alta para empréstimos a partir de 7 meses (3,9%), mas tem uma opção mais amena de 1,75% para prazos menores. Esta instituição registra assim a maior diferença entre condições para o empréstimo dentro do mesmo banco (2,15 pontos percentuais).

Continua depois da publicidade

O INSS lembra os credores que não é necessário realizar o empréstimo no mesmo banco onde o benefício é recebido. Isso permite que o aposentado ou pensionista procure as melhores condições entre todas as instituições.

Cuidado com taxa de abertura de crédito

Embora o BB pratique as menores taxas, ele exige o pagamento de uma tarifa de 3,5% sobre o valor do empréstimo no ato da abertura do crédito. O mesmo tipo de taxa é cobrada pelo Banco BMC. É importante solicitar estas informações antes de fechar a operação de crédito, pois o valor da parcela do desconto pode variar em função dessas taxas.

Os bancos BVA, Caixa Econômica Federal, Matone, Pine e Santander/Banespa não enviaram as informações sobre a prática de juros nos empréstimos consignados.

A lista completa dos juros e tarifas que estão sendo cobrados pelos bancos estará disponível no site da Previdência Social a partir de sexta-feira.