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O InfoMoney é a empresa com maior influência quando o assunto é dinheiro no Brasil. É o que mostra o ranking do FInfluence, estudo da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) divulgado nesta quarta-feira (13).
A liderança do InfoMoney se dá no ranking geral de pessoas jurídicas que falam sobre finanças e investimentos no país e também em influência no Facebook e no Instagram.
Veja o ranking geral de empresas influenciadoras, capitaneado pelo InfoMoney:
Esta é a sétima edição semestral da pesquisa FInfluence, que tem como objetivo acompanhar a evolução do ecossistema de influenciadores de finanças e investimentos do Brasil nas plataformas X, YouTube, Instagram e Facebook e em uma lista geral final, que considera todo o ecossistema – e é dividida em pessoas físicas e jurídicas. Confira o ranking de influenciadores pessoa física.
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O estudo, feito pela Anbima em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), monitora os influenciadores que mais postam e em quais redes, detalha as interações do público com as publicações e traça um mapa do que mais repercute quando o assunto é dinheiro. Os resultados são frutos de monitoramento 24 x 7 feito por robôs e ferramentas de inteligência artificial.
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Nesta edição, que analisou o primeiro semestre de 2024, o engajamento do público bateu recorde, considerando todos os dados. Em média, cada postagem teve 2.443
interações – alta de 33,7% sobre a edição anterior (1.827).
O estudo considera os seguintes critérios:
- popularidade (quantidade de seguidores);
- engajamento médio (quantidade média de curtidas, comentários e compartilhamentos);
- comprometimento (quantidade e frequência de postagens);
- autoridade (aspecto que é relativo ao domínio do influenciador quanto ao assunto tratado);
- e articulação (habilidade para fazer conexões e ter interações com o mercado de investimentos, o público e os demais influenciadores).
De acordo com a pesquisa, “entre os rankings de redes das empresas, o destaque é o
InfoMoney, que aparece entre os cinco mais influentes em todas as redes sociais”. E ressalta: “Os veículos de imprensa quando atuam como influenciadores, a exemplo do InfoMoney, têm importante presença no X, no Instagram e no Facebook, enquanto o YouTube é território ocupado, em sua maior parte, por podcasters.”
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Ranking geral: pessoa física x pessoa jurídica
Amanda Brum, gerente-executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento com Associados da Anbima, explica a separação entre pessoas físicas e jurídicas do estudo. “Essa distinção existe porque no começo da série do estudo só considerávamos pessoas físicas, mas depois observamos esse avanço representativo no mercado. Nessa edição, avaliamos 130 PJs no estudo”, diz.
Segundo ela, “os perfis com pessoas físicas têm média de interação muito maior, são 3,100 interações, enquanto os de PJ não passa de 1,700, na média. As pessoas ainda buscam rostos com quem falar”, avalia a especialista.
Nesse contexto mais desafiador para perfis de empresas, “o InfoMoney é um destaque, aparece entre os cinco mais influentes em todas as redes sociais. Na primeira edição, em 2020, os perfis de empresa não tinham essa relevância, mas houve um crescimento grande nos últimos anos”, ressalta Brum. Além de Facebook e Instagram, o InfoMoney compõe o top 5 do X (2º) e do YouTube (5º).
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InfoMoney, um ecossistema multiplataforma
O InfoMoney está presente há quase 25 anos na vida dos investidores brasileiros por meio de um ecossistema multiplataforma composto de site, newsletters, eventos, comunidades em aplicativos de mensageria e redes sociais.
A marca é amplamente reconhecida – não por acaso seu canal no WhatsApp tornou-se um dos maiores da imprensa brasileira de economia, investimentos e negócios, com 740 mil inscritos.
O InfoMoney também já superou a marca de 1,5 bilhão de alcance em todas as suas plataformas, somando acessos no site, impressões nas redes sociais, audições de podcasts, visualizações de vídeos e demais ferramentas de distribuição em 2024.