Ter uma reserva de emergência alocada em renda fixa, e com baixo risco de crédito, é sempre fundamental, independentemente do patamar de juros.
Por isso, pensando em ajudar o investidor que busca rentabilidade e segurança, o InfoMoney desenvolveu uma planilha que permitir ao investidor calcular e comparar a rentabilidade entre diferentes tipos de ativos da renda fixa.
A planilha foi elaborada pelo planejador financeiro CFP Hugo Ferraz, com a colaboração de Felipe Modrak.
Na planilha, é necessário preencher informações como o valor da aplicação, as datas de aplicação e resgate (que terão um impacto direto no cálculo do Imposto de Renda) e as taxas.
Sobre as taxas, é preciso preencher o IPCA, o índice oficial da inflação no Brasil, a Selic e o CDI. Essas informações podem ser coletadas no site do Banco Central. Mas é possível também incluir uma taxa prefixada para comparar ativos que usam esse tipo de rentabilidade.
A ferramenta oferece as informações, mas para tomar uma decisão sobre qual ativo seria melhor é preciso levar em conta o momento pessoal, objetivos de curto, médio e longo prazo e informações da economia.
Clique aqui para baixar a planilha simuladora de rentabilidade gratuitamente