Imposto de Renda: Receita antecipa liberação do programa gerador da declaração 2024

Contribuintes já podem fazer a pré-preenchida, mas envio será possível apenas na sexta (15)

Giovanna Sutto

A Receita Federal anunciou que o programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023) será disponibilizado ao contribuinte nesta terça-feira (12). A liberação foi antecipada, já que a data inicial prometida para o download era 15 de março (sexta-feira) — mesmo dia do início do envio das declarações.

O programa poderá ser baixado em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, por meio das lojas de aplicativo de cada sistema. O mesmo procedimento poderá ser realizado por meio de computador na página oficial da Receita Federal.

Em seu comunicado, a Receita Federal afirma que os contribuintes com conta gov.br níveis outro e prata já terão a possibilidade de preencher o documento com a pré-preenchida. “Entretanto, deve estar atento quanto à transmissão da declaração que só será possível a partir da próxima sexta-feira (15)”, diz o Fisco.

Na pré-preenchida, o contribuinte começa o processo com diversos campos já preenchidos. Entre as informações disponibilizadas estão: rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, que são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos. O modelo é mais ágil, mas é importante verificar todas as informações antes do envio para evitar erros.

É possível também preencher as informações da declaração no formato online, sem ter que fazer o download do programa.

O que mudou em 2024?

Abaixo, o contribuinte pode ver as principais mudanças para a temporada 2024:

Quem é obrigado a declarar em 2024?

Leia também:

Giovanna Sutto

Responsável pelas estratégias de distribuição de conteúdo no site. Jornalista com 7 anos de experiência em diversas coberturas como finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira.