Publicidade
SÃO PAULO – O prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda 2019 encerra na próxima semana, dia 30 de abril. Quanto antes o contribuinte encaminhar as informações para a Receita Federal, mais cedo recebem a restituição, quando houver.
Para aqueles que não entrarem na malha fina, o valor será pago pela Receita em sete lotes, entre 17 de junho e 16 de dezembro, conforme o seguinte cronograma:
– 1º Lote: 17 de junho
– 2º Lote: 15 de julho
– 3º Lote: 15 de agosto
– 4º Lote: 16 de setembro
– 5º Lote: 15 de outubro
– 6º Lote: 18 de novembro
– 7º Lote: 16 de dezembro
Continua depois da publicidade
A cada lote, os valores da restituição serão corrigidos pela variação da taxa Selic (taxa básica de juros). O contribuinte possui o prazo de um ano para sacar o valor na agência bancária indicada na declaração.
Idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou com alguma doença grave possuem prioridade para receber a restituição.
A oito dias da data final, estima-se que cerca de 13,9 milhões de brasileiros ainda não tenham enviado os documentos à Receita. Ao todo, o órgão espera receber 30,5 milhões de declarações neste ano.
Continua depois da publicidade
Para aqueles que entregarem as informações fora do prazo, a multa será de no mínimo R$ 165,74 e, no máximo, 20% do imposto devido.
Faça seu patrimônio render muito mais: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!
gratuito
Planilha de Gastos
Baixe gratuitamente a planilha de gastos do InfoMoney e sinta o alívio de ter a sua vida financeira sob controle.