Governo de SP estuda antecipar a 4ª dose de vacina contra a Covid para idosos no estado

Campanha começaria em 4 de abril, mas governo discute possibilidade de antecipá-la; anúncio da medida pode ser feito nesta quarta (16)

Equipe InfoMoney

Idosa recebe vacina contra a Covid-19 (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Idosa recebe vacina contra a Covid-19 (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Publicidade

O governo de São Paulo estuda antecipar a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para idosos em todo o estado. O anúncio oficial deve ser feito, nesta quarta-feira (16), pelo governador João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa.

O governo paulista anunciou, em meados de fevereiro, que começaria a aplicar a quarta dose em pessoas idosas a partir de 4 de abril, mas agora discute com o comitê científico do estado a possibilidade de antecipar o início da campanha.

Apesar da queda dos indicadores de internação, contaminações e óbitos, o país já registra dois casos de “deltacron”, a nova variante do coronavírus com versões de ômicron e delta, uma nova preocupação na gestão da pandemia também no estado mais populoso do país.

Atualmente, a dose de reforço já é administrada em São Paulo em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como pacientes em tratamento de câncer, com HIV e transplantados, por exemplo.

Segundo a rádio Bandeirantes, a medida será anunciada na quarta e deve começar ainda nesta semana para pessoas acima de 80 anos — ainda não foi definido se será necessário escalonamento por faixa etária.

A rádio Bandeirantes afirma também que a liberação do uso de máscaras, inclusive, em ambientes fechados, deve ser anunciada na próxima semana, seguindo previsão recente feita por Doria.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o uso do item de proteção não é mais obrigatório ao ar livre e em ambientes abertos em todo o estado.