Governo atingirá 450 mil habitações pelo FGTS em 2023, diz ministro

Meta inicial era atingir 430 mil unidades neste ano

Estadão Conteúdo

Publicidade

O ministro das Cidades, Jader Filho, disse na manhã desta quarta-feira (25) que o governo federal irá superar a meta de contratações de unidades habitacionais pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) neste ano, que abrangem as faixas 2 e 3 do Minha Casa, Minha Vida. “A meta deste ano era de 430 mil e vamos bater, no mínimo, 450 mil unidades”, afirmou.

Ele comparou os resultados aos do ano anterior. “No ano de 2022 foram contratadas 380 mil unidades habitacionais no ano todo pelo FGTS. Até a última sexta-feira (20), tínhamos contratadas 350 mil”, disse durante participação em reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.

Somando às contratações para a faixa 1, o ministro apontou que a expectativa é de 600 mil unidades neste ano. “Se formos considerar que em 2019 o déficit habitacional era de 6 milhões, se somarmos com o FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), FDS (Fundo de Desenvolvimento Social) e o que está sendo contratado pelo FGTS, vamos atingir cerca de 10% do déficit em um ano”, projetou.

Se dirigindo aos parlamentares, Jader Filho voltou a pedir união em torno da retomada de um pacto federativo. “Precisamos unir esforços, fazer com que o pacto federativo volte a fazer efeito. Precisamos voltar a conversar com prefeitos e governadores para que todos possam se unir, reduzindo o déficit habitacional e também gerando emprego e renda”, disse.