Google lança Pix por aproximação em sua carteira digital

Usuário poderá pagar com Pix sem precisar abrir app da instituição financeira, apenas aproximando celular da maquininha

Maria Luiza Dourado

Publicidade

O Google anunciou nesta segunda-feira (4) o lançamento do Pix por aproximação na GPay, a carteira digital da empresa, durante o evento “Pix no Google Play”, em São Paulo.

A novidade anunciada é que a Carteira do Google, que possui solução NFC, permitirá a iniciação de pagamentos do Pix fora do aplicativo do banco. Isso significa que o usuário não precisará abrir o app de sua instituição financeira.

A integração possibilitará que pagamentos via Pix sejam realizados ao aproximar o celular do terminal de pagamento, como uma maquininha, utilizando o recurso de NFC dos dispositivos, para contas previamente integradas à Carteira do Google.

Leia mais:
BC planeja ferramenta para rastrear, bloquear e obter devolução de pagamentos
Campos Neto vê continuidade em agenda de inovação do BC sob presidência de Galípolo

Os dispositivos devem ser Android com recurso de NFC e, no momento da aproximação com a maquininha, o celular deve estar desbloqueado. Após a aproximação, as informações do usuário serão exibidas na tela do aparelho. Neste momento, será possível escolher qual conta — previamente cadastrada no GPay — originará a transferência. Depois, basta clicar em confirmar, que pedirá uma última confirmação de biometria do usuário (como a digital).

Demonstração do Pix por Aproximação (Divulgação)

Apesar de a solução ter sido desenvolvida em parceria com a Rede, ela poderá ser adotada por quaisquer adquirentes do mercado que queiram oferecer a funcionalidade a seus clientes.

Continua depois da publicidade

Dados do Banco Central mostram que, somente em setembro, mais de 5,5 bilhões de transações foram realizadas, movimentando R$ 2,4 trilhões. “Os números superlativos do Pix demonstram a importância desse tipo de transação para inclusão financeira, inovação e concorrência nos serviços de pagamentos. Estamos contentes em disponibilizar ao mercado esta primeira solução de pagamento por aproximação”, avaliou Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, presente no evento desta segunda (4).

Até o momento, o Pix por aproximação está disponível apenas para clientes do C6 e do PicPay, e será disponibilizado em breve para clientes do Itaú. O Google não informou se estuda incluir outros parceiros no GPay para a promoção do Pix por aproximação.

Segundo o BC, a funcionalidade estará disponível para todos até 2025.

Continua depois da publicidade

Pix por aproximação em compras online

Além do Pix por aproximação, o Google também lançou a possibilidade de pagar com Pix pelo novo botão “Pagar com GPay” em aplicativos de e-commerce. O botão estará disponível através de uma API para aplicativos que desejem oferecer essa opção, gerando mais facilidade para os usuários, que poderão concluir a transação com menos passos, com menos fricção e sem necessidade de sair do aplicativo.

A rede de estacionamentos Estapar, por meio do Zul+, foi o parceiro que desenvolveu a solução da API em conjunto com o Google e já está disponibilizando a novidade em seu aplicativo. O segundo parceiro a fazer a integração será o McDonald’s, com o lançamento programado para os próximos meses.

Preview Pix no Chrome

O Google também adiantou seus planos de lançar o Pix no Chrome, uma opção que permitirá que os usuários façam o checkout de pagamento em e-commerce durante a navegação com mais facilidade, utilizando as contas Pix e realizando as transações sem a necessidade de deixar o ambiente de pagamentos. A funcionalidade, contudo, ainda não está disponível.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.