Publicidade
SÃO PAULO – Depois do Collection #1, um vazamento de 773 milhões de e-mails e 20 milhões de senhas no mês passado, especialistas em segurança divulgaram nesta segunda-feira a descoberta de um novo arquivo com 2,2 bilhões de dados sigilosos correndo na internet: o chamado Collection #2-5.
No novo vazamento estão presentes dados já divulgados por hackers em outras ocasiões – incluindo parte das 3 bilhões de contas do Yahoo afetadas em 2003 e episódios grandes que afetaram usuários do Dropbox e do LinkedIn.
Para descobrir se foi afetado, o usuário pode utilizar sites como o Have I Been Pwned ou o Identity Leak Checker, do Instituto Hasso Plattner (HPB). No segundo endereço constam dados de todas as cinco listas expostas desde o início do ano (coleções de 1 a 5). Além de nomes e senhas para login, a ferramenta mostra outras informações confidenciais que podem ter sido expostas.
Continua depois da publicidade
Caso algum dos seus endereços de e-mail conste em pelo menos um dos vazamentos, é altamente aconselhável trocar suas senhas.
A ESET, empresa de segurança digital, aconselha que sempre se utilize mais de 10 caracteres, incluindo letras, números e símbolos, além de configurar o duplo fator de autenticação quando disponível.
Invista para proteger seu patrimônio. Abra uma conta gratuita na XP.