Fuja delas: as franquias para não investir em 2015

Algumas franquias de despontaram nos últimos dois anos podem ser verdadeiras armadilhas para quem quer um negócio rentável a longo prazo

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Se abrir uma franquia está entre as resolução de fim de ano, alguns setores devem ser riscados da lista. Para o diretor da Rizzo Franchise, Marcus Rizzo, algumas franquias de despontaram nos últimos dois anos, e explodiram de lojas no período, podem ser verdadeiras armadilhas para quem quer um negócio rentável a longo prazo.

Segundo o executivo, franquias com rápido crescimento e baixa estruturação, como as microfranquias de limpeza e de conservação, têm tendências de queda a partir do próximo ano. “Também aquelas fomentadas pelo modismo, como iogurterias, sorveterias e paleterias terão enorme dificuldade de sobreviverem após a temporada sazonal de verão”, acrescenta. “Além disso, as esmalterias também tendem a perder fôlego após o ‘boom’ deste ano.”

Estudo da Rizzo Franchise, consultoria especializada no setor de franchising, mostra que a maioria destas franquias apresenta os mesmos problemas. “Elas têm crescimento desorganizado com unidades pipocando por todas as partes do país, com franqueados despreparados e sem experiência”. Ele sinaliza ainda que quase 30% de todas as unidades abertas destes segmentos em 2013 e 2014 já fecharam. “Este número deve aumentar em 2015.”

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Na contramão, Marcus aponta que negócios bem estruturados e especializados na área de Alimentação, Saúde & Beleza, que ofereçam serviços rápidos e de conveniência, prometem forte crescimento nos próximos anos.

Fuja das armadilhas
Para não entrar nestas estatísticas, Rizzo recomenda algumas medidas antes de fechar contrato. “Não aceite a intermediação feita geralmente por corretores/consultores de franquias e contate diretamente o franqueador”, sugere. “Também investigue a fundo o franqueador e sua organização, avaliando se possui experiência consolidada na operação e manutenção do negócio, se tem capacidade de transferir esta experiência e qual suporte é oferecido no dia a dia da operação.”

Para ter certeza que não terá problemas, procure também ao menos quatro franqueados que já operam o negócio. “Eles vão lhe contar como as coisas acontecem depois da venda da franquia e na prática”, conclui.

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