Publicidade
Os contribuintes do Imposto de Renda terão uma temporada de declaração mais digital a partir de 2025, segundo José Carlos da Fonseca, supervisor nacional do Programa de IR.
A Receita Federal e o Serpro já discutem e planejam que, a partir de 2025, comecem a ser implementadas as tecnologias que possibilitem substituir a declaração offline (programa instalado no computador) por uma solução online, com validações em tempo real.
“Acreditamos que será um novo marco no IRPF. Não esperamos uma adesão total de todos os contribuintes em 2025, mas é o início de uma nova jornada, de uma nova forma de apresentar a declaração do Imposto de Renda”, disse o supervisor.
Segundo Fonseca, a Receita passará a utilizar a tecnologia que é baseada em armazenamento de informações na nuvem e uma aplicação online. “Já começamos a fazer esse trabalho em conjunto com o Serpro [serviço de dados do governo]”, afirmou.
No início da segunda quinzena de abril, a Receita e o Serpro reuniram equipes de negócio e desenvolvimento de TI para iniciar a especificação dos requisitos que vão orientar a evolução da multiplataforma de serviço do “Meu Imposto de Renda” para o próximo ciclo e divulgaram uma nota à imprensa nesta semana sobre o tema.
Fonseca relembrou, resumidamente, a trajetória da tecnologia do IRPF. A primeira declaração do IR foi em 1924, feita em papel, num formulário simples, o que foi evoluindo com o tempo e, na década de 90, a Receita passou a oferecer a possibilidade de preencher a declaração em meio eletrônico e envio pela internet, com o programa criado na época junto com o Serpro.
Continua depois da publicidade
Pré-preenchida é referência
A pré-preenchida pode ser utilizada como um exemplo da evolução da parceria, segundo os porta-vozes. O modelo automatizado, que também garante prioridade no pagamento da restituição, já representa 40% das 18,7 milhões entregas de declarações feitas até as 18h45 de sexta-feira (26) e vem se provando ano após ano.
Jamil Jende, que lidera a equipe de Desenvolvimento para a Declaração no Serpro, afirma que o ciclo 2025 já começou e a promessa é de um novo produto, relacionado ao programa, deverá ser lançado na próxima temporada.
“Estamos trabalhando nesse novo produto para 2025, que deve agregar uma série de inovações, tanto para usuário final, quanto para a gestão da solução por parte da Receita Federal”, complementa Jamil.
Continua depois da publicidade
Leia também:
- Como declarar o Imposto de Renda 2024: confira o passo a passo
- Calendário de restituição do Imposto de Renda 2024: confira as datas de pagamento
- Como declarar imóveis no IR 2024
- Como declarar ações no Imposto de Renda