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O carro mais vendido no país em 2021 foi a Fiat Strada, comercial leve com 109.107 unidades saídas de fábrica. Desde o modelo 2020, a picape média lembra a Fiat Toro “irmã mais velha” do grupo, com um design mais moderno.
“A Strada é um carro de uso misto, mas bem focado no uso comercial. Importante ressaltar que das mais de 109 mil unidades, cerca de 85,5 mil foram destinadas às vendas diretas – nas quais se encaixam vendas para as PCDs [Pessoas com Deficiência], para carros de frota, veículos com subsídios tributários governamentais, taxistas, entre outros”, ressalta Milad Kalume Neto, diretor da consultoria automotiva Jato Dynamics..
Vale lembrar que a Strada ficou com a terceira posição em 2020. “Mas foi o carro que mais cresceu em vendas entre 2020 e 2021 com 29.049 unidades adicionais (36,28% de aumento)”, acrescentou o especialista.
Em seguida, o Hyundai HB20, aparece com 86.455 unidades emplacadas no ranking de 2021. Na terceira posição, o Fiat Argo com 84.644 unidades vendidas.
Vale destacar o Chevrolet Onix que, por vários meses, perdeu posições diante da falta de peças, mas que finalizou o ano em quinto lugar, com 73.623 unidades comercializadas. O carro manteve-se como o modelo mais vendido por alguns anos antes da pandemia.
O que chama atenção entre os automóveis e comerciais leves mais vendidos do país é a presença do Grupo Stellantis, dono das marcas Fiat e Jeep — dos dez carros mais vendidos, seis pertencem ao grupo.
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Especialistas consultados pelo InfoMoney já tinham ressaltado que o grupo havia se organizado bem diante da falta de peças e conseguiu administrar as entregas e a produção dentro do cenário difícil que o setor vem lidando.
“Além disso, é uma marca com bastante penetração ao redor do país, e que vem administrando bem a crise, então, está sendo bastante procurada. Mas o cenário é desafiador, e a empresa está produzindo em nível reduzido como o restante do mercado”, explica Kalume Neto.
Confira os 10 modelos mais vendidos no país, considerando automóveis e comerciais leves:
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Marca/Modelo | Unidades emplacadas em 2021 |
1. Fiat Strada | 109.107 |
2. Hyundai HB20 | 86.455 |
3. Fiat Argo | 84.644 |
4. Jeep Renegade | 73.913 |
5. Chevrolet Onix | 73.623 |
6. Jeep Compass | 70.906 |
7. Fiat Toro | 70.890 |
8. Volkswagen Gol | 66.228 |
9. Fiat Mobi | 65.847 |
10. Hyundai Creta | 64.759 |
Queda nas vendas
O ano de 2021 foi de muitos desafios para o setor automotivo: o aprofundamento da crise de falta de peças preocupou e segue sendo alerta para as montadoras em 2022. Os números comprovam o ano complicado. Considerando dezembro de 2021, foram emplacados 193,5 mil carros, 16,9% a menos do registrado no mesmo mês em 2020, levando em conta automóveis e comerciais leves.
Olhando para o acumulado do ano foram 1,97 carros emplacados, ligeira alta de 1,2% na comparação com 2020 — ano em que 99% da produção de carros parou durante alguns meses diante da pandemia.
Se considerarmos apenas automóveis, houve queda de 3,4% no acumulado do ano. Segundo Kalume Neto, os comerciais leves venderam mais e apresentam uma retomada rápida diante da pandemia na comparação com as outras categorias.
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Inclusive porque, geralmente, são carros menos tecnológicos, e a crise que impactou a produção de carros tem uma relação direta com os semicondutores, materiais usados na composição eletrônica dos carros.