Feriado de 7 de setembro cai no sábado, mas serviços sofrem alterações; o que muda?

Mesmo caindo em um sábado, o feriado vai afetar o funcionamento de alguns serviços

Anna França

(Reprodução/Poupatempo)
(Reprodução/Poupatempo)

Publicidade

Apesar de cair num sábado, o feriado de 7 de setembro vai provocar algumas mudanças no atendimento de alguns serviços, que mantêm atendimento neste dia. É o caso dos Correios e Poupatempo.

Vale lembrar que, como esse, os próximos feriados deste segundo semestre serão somente no final de semana, como 12 de outubro e 2 de novembro, que cairão também no sábado. Apenas o dia 15 de novembro será numa sexta-feira e 25 de dezembro cairá numa quarta-feira.

Para se organizar melhor, veja o que vai ou não vai funcionar no sábado.

Bancos, bolsa e INSS

Como irá cair num sábado, o feriado de 7 de setembro não vai interferir no funcionamento de bancos e da bolsa de valores de São Paulo.

As agências do INSS também não funcionam.

Correios

No próximo sábado (7), não haverá funcionamento nas agências dos Correios no Estado de São Paulo. As atividades retornam na segunda-feira (9), próximo dia útil. Durante o feriado, a Central de Atendimento estará disponível somente por meio canais automatizados:

Continua depois da publicidade

Esses canais funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado no próximo dia útil após o feriado, a partir das 8h.

Comércio

Neste dia 7 de setembro, o comércio de rua e de shoppings podem funcionar, de acordo com a determinação em convenção coletiva. Supermercados também funcionam normalmente.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados no sábado (7), devido ao feriado. Na segunda-feira (9) as unidades voltam a funcionar normalmente para o atendimento presencial, mediante agendamento prévio.

Continua depois da publicidade

Os serviços digitais continuam por meio do portal, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual, que atende no site e via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Entre as 265 opções online, estão disponíveis a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

O atendimento presencial no Poupatempo só é feito com agendamento prévio e obrigatório de data e horário. O serviço é gratuito, pessoal e intransferível.

Continua depois da publicidade

Abastecimento

Em São Paulo, o Mercado Central funcionará normalmente assim como os demais. Ficarão fechados o Kinjo Yamato, da Lapa, Pinheiros e São Miguel. Todos os sacolões ficarão abertos até às 13h30. As feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais.

Assistência Social

Os serviços de emergência, acolhida e albergue serão prestados 24 horas, nos seguintes equipamentos: Abrigos / Casas de Acolhida; CAPE (Central de Atendimento Permanente e de Emergência) – 0800-7713013; e Centros de Referência da Criança e do Adolescente.

Estarão fechados os seguintes serviços: CRECI (Centro de Referência de Cidadania do Idoso), Loja Social, Restaurante-Escola São Paulo, Agente Jovem e Núcleos Socioeducativos.

Continua depois da publicidade

Cultura

O Centro Cultural São Paulo funcionará normalmente e só a biblioteca estará fechada. Já o Centro Cultural da Juventude ficará fechado apenas no domingo. Todos os teatros municipais estarão abertos. A exceção é o Teatro Municipal de São Paulo, que abrirá as bilheterias no dia 8, das 14h às 17h, e no dia 9, das 14h às 17h.

No sábado, ficarão fechadas todas as bibliotecas municipais e as casas de cultura. As exceções são a Casa do Grito, Capela Imperial, Solar da Marquesa dos Santos, Casa do Sertanista, Capela do Morumbi, Casa nº 1, Sítio Morrinho, Casa do Tatuapé e Museu do Teatro Municipal. O Sítio da Ressaca está em reforma.

Esportes

As atividades serão normais nos 35 Clubes da Cidade e nos sete Clubes Escolas.

Continua depois da publicidade

Saúde

Os 32 hospitais e prontos-socorros e as 50 unidades de Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) funcionarão normalmente. Os hospitais e prontos-socorros atendem 24 horas, todos os dias da semana.

As AMAs abrem de segunda a sábado, inclusive feriados, das 7h às 19h, exceto as de Parelheiros (Sul), Sacomã (Sudeste), Alexandre Zaio (Leste) e Tatuapé (Leste). Assim como os hospitais e prontos-socorros trabalham em regime de plantão permanente.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam normalmente de segunda a sexta-feira,

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não funcionarão.

Trabalho

Os seis Centros de Apoio ao Trabalho (CATs) da Secretaria Municipal do Trabalho ficarão fechados a partir desta quinta-feira (6) por conta de serviço de manutenção. As seis unidades voltam a funcionar na segunda-feira (10), das 7h às 16h, nos seguintes endereços:

Verde e Meio Ambiente

Todos os parques municipais abrirão normalmente.

Tópicos relacionados

Anna França

Jornalista especializada em economia e finanças. Foi editora de Negócios e Legislação no DCI, subeditora de indústria na Gazeta Mercantil e repórter de finanças e agronegócios na revista Dinheiro