Publicidade
SÃO PAULO – Uma pesquisa sobre o perfil dos inadimplentes, feita pela Telecheque e divulgada nesta terça-feira (2), mostrou que a inadimplência entre as pessoas com renda acima de R$ 2.490 aumentou 64,24% entre maio do ano passado e o mesmo mês deste ano.
Entre as causas do aumento, estão o descontrole financeiro e a falta de crédito, que impossibilitou que muitas pessoas renovassem um empréstimo, e o encarecimento dos cheques especiais, segundo afirma o diretor da Telecheque-SP, Eliel Vilela.
“A redução do crédito e a queda no desemprego afetaram principalmente as classes média e média alta, por isso que a inadimplência tem crescido”, afirma.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Descontrole financeiro
Ainda de acordo com a pesquisa da Telecheque, o descontrole financeiro responde por 71,75% da inadimplência, mas, segundo Vilela, há dois tipos de descontrole. “Há o voluntário, quando a pessoa gasta sem pensar, que está menos recorrente nessa época de crise”, diz, lembrando do corte de gastos feitos por muitos consumidores para economizar dinheiro.
Porém, o diretor ressalta que, nos últimos meses, o descontrole financeiro veio como consequência do mercado, pela falta de crédito, o que “deve se equilibrar nos próximos meses”.