Evite a “Black Fraude” em 2021: veja sites para conferir descontos e comparar preços antes e durante o evento

Evento acontece dia 26 de novembro e algumas marcas já estão oferecendo descontos

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A Black Friday 2021 acontece no dia 26 de novembro: algumas marcas já antecipam promoções e os consumidores têm expectativas em relação a alguns produtos. Porém, é preciso ter atenção com a chamada maquiagem de preços: são os descontos falsos ou aquelas supostas promoções que custam 50% do dobro do preço.

Para evitar ciladas uma dica é checar sites que comparam valores e mostram os melhores descontos durante o período.

Para ajudar os consumidores que querem fugir da “Black Fraude”, o InfoMoney fez um levantamento dos principais buscadores e agregadores de descontos, que permitem checar se um desconto é real, usando a base histórica de preços, e mostram onde estão as melhores ofertas dentre as diferentes varejistas que participam do evento.

A ideia da recomendação de sites é dar uma direção para que o consumidor possa checar as informações com as quais vai se deparar durante suas buscas e ofertas, mas sempre deve existir uma avaliação crítica de toda oferta que encontrar na internet e evitar fazer compras de primeira, ao se encantar por um possível bom desconto, sem fazer uma busca mais apurada.

“A Black Friday no Brasil tem como referência a versão americana, mas aqui temos outro tipo de carga tributária. Muitos produtos não têm margem para grandes descontos, como eletroeletrônicos, por exemplo. Por isso, o consumidor precisa sempre desconfiar se o preço de um produto estiver muito abaixo do que é encontrado nos concorrentes. Se não, a vantagem da promoção vira um pesadelo depois”, avalia Leonardo Waterman, advogado especializado em crimes contra o consumidor, sócio da Watermann Sociedade de Advogados.

Confira alguns sites para monitorar descontos e encontrar os melhores preços nesta Black Friday:

Continua depois da publicidade

Blackfriday.com.br

Criado pelo Busca Descontos, site brasileiro que hospeda cupons de descontos de diversas lojas online, o Blackfriday.com.br é o site oficial do evento no Brasil e, todo ano, durante a sexta-feira de promoções, exibe um relatório com as dez melhores ofertas das maiores varejistas do país.

O site não realiza nenhuma venda. Apenas compila ofertas e pode ser usado para monitorar os preços do varejo nacional durante a Black Friday. Para ser informado sobre os descontos, o consumidor pode cadastrar seu e-mail e receber diretamente as melhores ofertas oferecidas pelas empresas.

Buscapé

O Buscapé é um site lançado em 1999 e possui uma lista de ofertas em diversas categorias. A plataforma destacar os itens mais buscados pelos consumidores e tem uma aba reservada para o evento, que já mostra algumas promoções em vigor.

Continua depois da publicidade

Além de servir como um bom comparador de preço e um buscador de promoções, é possível utilizar o Buscapé como um intermediador de compras, já que o usuário pode adquirir produtos de diversas varejistas por meio do site.

Bondfaro

O Bondfaro faz parte de um projeto iniciado em 1999 e, em meados de 2005, o site foi comprado pelos ex-donos do Buscapé. Na época, o resultado dessa fusão criou a maior empresa de pesquisa de preços da América Latina.

Na mesma linha dos outros comparadores, a plataforma apresenta os produtos mais buscados pelos usuários e as melhores ofertas em diversas categorias, principalmente eletrônicos e vestuário.

Continua depois da publicidade

Leia também:

JáCotei

O JáCotei também permite comparar ofertas de diferentes lojas e acompanhar a variação dos preços ao longo dos meses.

O site dá destaque para produtos e mostra a variação de preços e a quantidade de lojas em que ele está sendo ofertado. Ao clicar no produto é possível ver o histórico de preços dos últimos meses e também criar alertas para ser avisado de melhores preços.

Continua depois da publicidade

A ferramenta também está disponível como aplicativo e possui versões para Android e iOS.

Google Shopping

O Google possui a ferramenta “Shopping”, que engloba produtos e descontos no buscador. Para conseguir comparar preços, o usuário precisa digitar o produto desejado no campo de buscas e selecionar a opção “Shopping” na barra que aparece logo abaixo.

É possível ainda refinar a busca, aplicando filtros de preço, marca, cor, e outras especificidades a depender do produto – como armazenamento interno no caso de smartphones ou capacidade em litros para uma geladeira, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Promobit

Promobit traz em sua plataforma alguns destaques de produtos e já apresenta o produto da loja que tem o menor preço. Você pode buscr por produtos, lojas, e selecionar categorias.

Uma diferença da plataforma é que ela funciona como uma rede social, já que todas as promoções são cadastradas pelos próprios usuários, e, posteriormente, são apuradas por funcionários do site.

Além disso, possui uma lista de desejos que informa ao cliente quando um produto selecionado por ele fica com um preço menor, assim como os alertas em outros comparadores. A ferramenta também está disponível como aplicativo e possui versões para Android e iOS.

O site já tem uma página especialmente dedicada à Black Friday com as promoções de diversas lojas.

Zoom

Zoom, por sua vez, é um comparador de preços que permite ao usuário buscar pelos produtos com maiores descontos e menores preços. Além disso, é possível conferir o valor histórico médio de cada produto nos últimos seis meses, para avaliar se os descontos realmente compensam.

O site já tem uma aba dedicada à Black Friday com os preços mais baixos mapeados e os maiores cashbacks.

O consumidor pode se cadastrar e criar alertas de preços para qualquer produto e pode usar o serviço online, ou no aplicativo disponível para Android e iOS.

Vale lembrar que o Zoom adquiriu as operações da Buscapé Company, responsável pela marcas Bondfaro e Buscapé, em 2019, mas os três buscadores funcionam de forma independente.

CDB com 300% do CDI? XP antecipa Black Friday com rentabilidade diferenciada para novos clientes. Clique aqui para investir agora!

Giovanna Sutto

Responsável pelas estratégias de distribuição de conteúdo no site. Jornalista com 7 anos de experiência em diversas coberturas como finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira.